Secretaria de Saúde de Pato Branco afirma que lactantes não fazem parte de grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19

por Julia Cappeletto
com supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 12 ago 2021, às 16h58.

A Secretaria de Saúde de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, se manifestou nesta quinta-feira (12) sobre a vacinação contra a Covid-19 em lactantes e adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade no município.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, a cidade vai seguir as orientações do Estado na imunização dos grupos, divulgada no dia 4 de agosto.

“Embora haja uma lei federal que contemplaria as lactantes como prioridade no Plano de Vacinação, o Paraná não vai contemplar lactantes como grupo prioritário. As lactantes serão vacinadas conforme a faixa etária a qual pertencem, de acordo com o escalonamento que está sendo realizado no município”.

Emanoeli Stein – coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Pato Branco

Ainda conforme a coordenadora do PMI, a vacinação para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade deve acontecer somente após a imunização de todas as pessoas acima de 18 anos.

No documento divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado há também a orientação sobre a vacinação de gestantes que já receberam a primeira dose da AstraZeneca, agora contraindicada ao grupo. Segundo o memorando, essas gestantes devem tomar a segunda dose após 84 dias com as vacinas Pfizer ou CoronaVac.

A coordenadora Emanoeli Stein reforçou ainda que durante o Plano de Vacinação de Pato Branco não haverá inclusão de novos grupos prioritários.