Saque do auxílio emergencial começa a partir do dia 27 de abril
O saque do auxílio emergencial de R$ 600 pagos a trabalhadores de baixa renda afetados pela crise do coronavírus poderá ser feito em dinheiro no dia 27 de abril.
De acordo com anúncio da Caixa Econômica Federal na noite desta segunda-feira (13), os saques devem ocorrer conforme o mês de nascimento dos beneficiários.
Saque do auxílio emergencial: entenda detalhes
As retiradas vão acontecer na seguinte ordem:
- 27 de abril: indivíduos nascidos em janeiro e fevereiro
- 28 de abril: aniversariantes de março e abril
- 29 de abril: nascidos em maio e junho
- 30 de abril: indivíduos de julho e agosto
- 4 de maio: aniversariantes de setembro e outubro
- 5 de maio: beneficiários nascidos em novembro e dezembro
O saque do dinheiro pode ser retirado sem cartão em casas lotéricas abertas, além de caixas eletrônicos da Caixa.
Além disso, conforme a Caixa, não é necessário retirar a quantia, porque o dinheiro depositado na poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos e contas domésticas e para transferências ilimitadas para contas da Caixa permitindo até transferências mensais gratuitas para outros bancos nos próximos 90 dias.
Adiamento do pagamento dos trabalhadores que usaram o aplicativo
A Caixa Econômica Federal adiou o início do pagamento aos trabalhadores que usaram o aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, ou o site auxilio.caixa.gov.br para atualizarem as informações no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
De acordo com a empresa, esse grupo começa a receber o auxílio emergencial na quinta-feira (16), mesma data do pagamento dos beneficiários do Bolsa Família.
Conforme o banco, o adiamento aconteceu porque a Dataprev só enviará nesta terça o lote de informações dos 34 milhões de brasileiros que se cadastraram nos últimos dias.
Os dados foram enviados à Dataprev para verificar se os beneficiários cumpriam os critérios de elegibilidade para receberem os benefícios.
Cadastro Único
Segundo a Caixa, cerca de 2,5 milhões receberam o auxílio emergencial na quinta-feira (9) e na segunda (13), o equivalente a R$ 1,5 bilhão.
Esse grupo reúne trabalhadores informais e mães solteiras que estavam com as informações em dia no CadÚnico em 20 de março, e que não fazem parte do Bolsa Família.
Entretanto, nem todo mundo nessa categoria teve acesso ao dinheiro. O banco divulgou um novo calendário de pagamento da primeira parcela a esse grupo:
- Terça-feira (14): crédito para 831.013 pessoas, das quais 273.178 com conta no Banco do Brasil e 557.835 nascidos em janeiro que serão pagos com poupança digital da Caixa a partir do meio-dia;
- Quarta-feira (15): crédito pela poupança digital para 1.635.291 pessoas nascidas em fevereiro, março e abril;
- Quinta-feira (16): crédito pela poupança digital para 2.282.321 pessoas nascidas em maio, junho, julho e agosto;
- Sexta-feira (17): crédito pela 1.958.268 poupança digital para pessoas nascidas em setembro, outubro, novembro e dezembro
- A segunda parcela será paga entre 27 e 30 de abril, dependendo do mês de nascimento do beneficiário.