Saiba como prevenir problemas de pele durante o verão, na praia ou na piscina
O verão começou na quarta-feira (21), às 18h48, e vai até às 18h25 do dia 20 de março. A estação mais quente do ano requer cuidados redobrados com a pele, já que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a incidência dos raios solares é mais intensa.
- Leia também:
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, a cada três anos, surgem cerca de 176.930 casos de câncer de pele somente no Brasil. Além disso, as estatísticas indicam que até o fim de 2022 serão registrados 185,6 mil novos casos de câncer de pele. Os números mostram a importância da proteção ao sol, que além de diminuir os riscos de desenvolver o câncer de pele, reduz o fotoenvelhecimento.
O RIC Mais separou algumas dicas de como prevenir problemas de pele durante o verão. Confira:
Evitar horários de pico do sol
O oncologista do Hospital São Vicente Dr. Juliano Rebolho adverte que os horários entre às 10 e 16h são os mais perigosos, pela maior intensidade dos raios ultravioleta (UVA e UVB). Ainda assim, segundo ele, as pessoas negligenciam os riscos, especialmente em dias mais nublados.
O oncologista orienta que os habitantes da região Sudeste e Sul, por serem descendentes predominantemente de europeus, devem ter atenção especial.
A técnica em Estética e massoterapeuta Michele Mattos Martins alerta que o ideal é evitar a exposição solar nesse horário. “Se for ficar no sol durante esse período, usar sempre protetor solar, se proteger também com guarda-sol, chapéus e locais cobertos. Além disso, ficar sempre atento a alimentação e ingestão de líquidos. Ingerir bastante água e sucos, e tentar manter uma dieta mais saudável e leve”, explica a profissional do salão de beleza Expert Beauty Center.
Usar proteção solar
Os protetores mais indicados, afirma o Dr. Juliano, são os que apresentam fator de proteção acima de 30. Ele lembra que existem duas formas de impedir que os raios UVA e UVB façam mal à pele e indica o uso de filtro e bloqueador solares. “Bloqueador solar funciona refletindo os raios solares, e o filtro solar absorvendo a radiação UVA e UVB. Os bloqueadores são mais eficazes, porém é mais espesso e deixa a pele esbranquiçada. Já o fator de proteção mais indicado é o acima de 30, sendo que quanto maior o fator mais tempo o protetor é eficaz”, reforça.
Bebês a partir dos seis meses e crianças também devem ser protegidos do sol. Ao usar em praia ou piscina, o protetor deve também ser resistente à água. Além disso, partes do corpo como mãos, orelhas e pálpebras, não podem ser esquecidas.
Como evitar manchas na pele?
A técnica em estética afirma que, para evitar manchas, é preciso redobrar os cuidados com o bloqueador solar fator 50, no mínimo, e reaplicar a cada 2 horas. Também evitar alimentos cítricos em contato direto com a pele. Caso aconteça, o ideal é lavar o local imediatamente com sabão e água, retocar o protetor na área e evitar se expor ao sol ou calor por algumas horas.
Existe alguma receita caseira para prevenir ou remediar problemas de pele?
De acordo com Michele, receitas caseiras não são recomendadas no verão e em nenhuma estação. “A única recomendação, se houver algum problema, é procurar um profissional adequado”. Ela ainda destaca que as mesmas dicas valem tanto para praia quanto para piscina.