Protocolos para seguir durante a pandemia viral
Para garantir proteção à população em tempos de Coronavírus, alguns protocolos precisam ser seguidos durante a pandemia viral.
A Prefeitura de Curitiba divulgou em 19 de março, a ampliação das medidas de contenção e prevenção do vírus na cidade. Entre as determinações, estão:
- Fechamento de casas noturnas e academias;
- Restrições de movimentação na Rodoferroviária e visitação de idosos;
- Orientações para atendimento do público em estabelecimentos comerciais.
Todas as medidas são para evitar aglomerações de pessoas em locais fechados, com o objetivo de prevenir o alastramento do novo Coronavírus em Curitiba. Com a determinação sendo respeitada pela população, fica mais fácil controlar o vírus, evitando novos casos confirmados.
Seguir alguns protocolos básicos ajudam na contenção do Coronavírus, faça a sua parte durante a pandemia viral. Quem cuida ou convive com pessoas do grupo de risco, precisa prestar bastante atenção nas pequenas atitudes do dia a dia.
Protocolos para quem convive com pessoas do grupo de risco
- Durma em cama separada.
- Ao utilizar banheiros do mesmo recinto em que pessoas do grupo de risco moram, desinfete-o com água sanitária.
- Não compartilhe toalhas, talheres e nem copos.
- Lave roupas, lençóis e toalhas com frequência.
- Mantenha o ambiente ventilado.
- Limpe e desinfete diariamente superfícies de alto contato.
- Se mora com idosos, pessoas imunodepressivas ou com doenças crônicas, ligue para o número 136 caso haja episódios de febre (38º), ou dificuldade em respirar.
Os protocolos, amplamente divulgados na web, fazem parte de um material produzido pela Fundação de Voluntários de Salvamento e Resgate da Bolívia (G.E.O.S.).
A letalidade do novo Coronavírus é considerada baixa: 3,4%. A maioria dos casos da doença se parece com uma gripe e atinge principalmente as pessoas que fazem parte do grupo de risco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que fala de mais orientações, conforme mostra o infográfico abaixo.