Praia e coronavírus: prefeituras do litoral do Paraná pedem que população fique em casa
As prefeituras de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, solicitam que moradores e visitantes não frequentem as praias durante a crise do coronavírus para não provocar aglomeração de pessoas.
Uma das principais medidas para conter a disseminação do vírus é o distanciamento social. Por isso, as aulas foram suspensas no estado e funcionários de empresas e órgãos públicos têm sidos dispensados do trabalho presencial para que possam permanecer em suas residências.
No entanto, ao que parece, parte dessas pessoas aproveitou as dispensas e viajou para as cidades litorâneas como se estivessem de férias, fazendo exatamente ao contrário do que deve ser feito para frear a pandemia da Covid-19.
De acordo com o médico intensivista Rafael Deucher, o pensamento de que estarão protegidas ao livre e a uma distância segura umas das outras é errôneo:
“Não é bem assim porque a pessoa vai usar o banheiro da praia é o mesmo, o quiosque é o mesmo. E dependendo como estiver cheia a praia a proximidade entre os banhistas é grande. Quarentena é para ficar em casa”, explica.
Estruturas insuficientes
Outro problema é falta de estrutura nos municípios, que durante a temporada do verão contam com o reforço do Governo do Estado, mas agora possuem apenas o necessário para garantir o atendimento da população local. Inclusive, quando se fala de saúde pública, já que as Unidades Básicas de Saúde e hospitais da região não estão preparados para atender uma grande demanda de pacientes.
Ambas prefeituras emitiram um alerta e pediram bom senso por parte da população.
Veja o que dizem as Prefeituras:
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justos, gravou um vídeo e publicou no Facebook:
A prefeitura de Matinhos também se pronunciou: