Ponta Grossa libera uso de máscaras em locais abertos; Sesa diz que medida não é válida

Publicado em 1 nov 2021, às 15h33. Atualizado às 16h12.

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou em Diário Oficial na sexta-feira (29) que o uso de máscaras em locais abertos deixou de ser obrigatório na cidade a partir desta segunda-feira (1). Essa e outras medidas restritivas impostas para o combate a Covid-19 foram revogadas no município, com a justificativa de que a imunização na cidade já está adiantada e resultou no “arrefecimento da pandemia de Covid-19”.

O decreto, assinado pela prefeita Elizabeth Silveira Schmidt afirma que “A partir de 1º de novembro de 2021 ficam revogadas as medidas restritivas contra a COVID-19 exceto o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção facial e a desinfecção das mãos em ambientes fechados de uso público.”

Em nota de esclarecimento publicada nesta segunda (1) no site oficial da prefeitura, foi informado que “outras medidas profiláticas devem ser tomadas pela população a seu critério e condição sanitária“. Ao ser questionada, a assessoria da Prefeitura confirmou que, nessa situação, “o uso de máscaras em locais abertos enquadraria como ‘outras medidas'”.

Veja na íntegra:

“A Prefeitura de Ponta Grossa esclarece que, com relação ao decreto 19.577/2021, a partir de hoje, 1º de novembro, seguem vigentes, para o público, as medidas de distanciamento social, o uso de máscaras de proteção facial e desinfecção das mãos em todos os ambientes fechados de uso público. Outras medidas profiláticas devem ser tomadas pela população a seu critério e condição sanitária.”

O decreto não tem data de vencimento e pode ser alterado para inclusão de novas medidas restritivas em caso de agravamento da pandemia na cidade.

O que diz a Sesa

Em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná, a instituição esclareceu que o uso de máscara de forma obrigatória em ambientes abertos e fechados de uso público é garantido por lei estadual e que, neste caso, vale a medida mais restritiva. Sendo assim, as fiscalizações continuam sendo feitas conforme o que é orientado pelo governo estadual.

“O Estado não adotou oficialmente essa posição. Muito pelo contrário, a pandemia ainda está ativa e as medidas devem ser mantidas. Além disso, há legislação estadual e federal que balizam o uso de máscaras”,

pontuou a assessoria da SESA.

A assessoria afirmou que o Paraná ainda enfrenta a pandemia, mesmo com bons índices de vacinação, e que o cenário atual do estado não permite esse tipo de flexibilização.