Pesquisadores encontram resposta do por que alguns morrerem de Covid e outros não
Pesquisadores da Universidade de Oxford encontraram uma possível reposta para um questionamento que torna-se cada vez mais popular: por que algumas pessoas morrem de Covid-19 e outras não? A partir dos estudos realizado, os pesquisadores afirmam que esta situação se deve em grande parte por causa dos genes.
Segundo as informações divulgadas pelo jornal The Sun, a Universidade de Oxford identificou um pedaço de DNA que bloqueia as células pulmonares de algumas pessoas de lutarem contra o vírus. O gene em questão, chama-se LZTFL1 e segundo os pesquisadores, dobra o risco de morte de Covid .
Além desta afirmação, o estudo apontou que mais de um em cada seis europeus podem ter esse gene e pessoas com herança do sul da Ásia enfrentam uma ameaça ainda maior. A partir desta teoria, para os cientista é possível explicar o motivo dessas regiões terem sido duramente atingidos pela doença.
Especialistas disseram que o gene de risco provavelmente impede que as células que revestem as vias aéreas e os pulmões respondam ao vírus de maneira adequada. Além disso, o estudo, publicado na Nature Genetics, descobriu que o gene não altera a função das células imunológicas, por isso, a equipe acredita que as vacinas funcionam para anular o risco adicional.
“Embora não possamos mudar nossa genética, nossos resultados mostram que as pessoas com o gene de maior risco são particularmente propensas a se beneficiar da vacinação”,
afirmou o co-líder do estudo, James Davies.