Pequeno Príncipe realiza curso para ensinar cuidados com crianças traqueostomizadas
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada (18/2), o maior hospital exclusivamente pediátrico do país, o Pequeno Príncipe, de Curitiba, realiza um encontro sobre cuidados com este público. Voltados para profissionais, pais e responsáveis, o evento será realizado no sábado, dia 25 de fevereiro, a partir das 9h, na própria instituição.
Leia também:
- Veja os números dos bilhetes sorteados no programa Nota Curitibana de fevereiro
- Cantora faz releitura da música infantil ‘Dona Aranha’ e viraliza na web; assista
Estima-se que duas em cada 100 crianças submetidas à intubação orotraqueal prolongada necessitem de traqueostomia, a maioria delas menores de 1 ano de idade. No entanto, após a alta hospitalar, um dos problemas comuns é a falta de destino para o acompanhamento médico da criança.
Sabendo da importância de orientar pais, responsáveis e familiares sobre os cuidados a serem tomados com as crianças que passaram pelo procedimento, o hospital está realizandoum curso gratuito para a comunidade.
“Existe um risco alto de mortalidade envolvendo a traqueostomia em caso de obstrução da cânula, especialmente naquelas crianças que têm fechamento completo da via natural. E como médicos temos o papel de prover as famílias de informações e orientações. Uma criança que passou pelo procedimento não pode ser abandonada, o profissional de saúde precisa dar sequência ao atendimento, e os familiares não podem ir para casa sem entender todas as necessidades de seu filho”, reforça o otorrinolaringologista pediátrico Fabiano Gavazzoni, do Hospital Pequeno Príncipe.
Serviço
O que: Encontro sobre cuidados com crianças e adolescentes traqueostomizados
Quando: 25 de fevereiro (sábado, das 9h às 11h30)
Onde: Hospital Pequeno Príncipe (auditório do 6° andar)
Confirmação de presença: whatsapp – (41) 98884-2378 ou e-mail-eventos@hpp.org.br