Pelé conviveu com rotina de internação nos últimos anos
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 29 de novembro. O Rei do Futebol estava com a saúde debilitada desde 2018, quando passou a ficar mais recluso e pela primeira vez não compareceu a um Mundial.
Leia mais:
2012
Cirurgia no quadril
Em novembro de 2012, Pelé passou pela primeira cirurgia no quadril para a implantação de uma prótese para correção de artrose que o perturbava desde 2009.
2014
Infecção urinária
Em novembro de 2014, o ex-jogador teve cálculos renais, ureterais e vesicais, que resultaram na obstrução do fluxo urinário. Ele voltou a ser internado 11 dias depois.
2015
Hiperplasia na próstata
Em maio de 2015, Pelé foi submetido a uma cirurgia para tratar a retenção excessiva de urina do paciente, que agrava a infecção urinária.
Cirurgia na coluna
Em julho de 2015, o Rei do Futebol passou por um procedimento de descompressão de raiz nervosa e ficou sete dias internado.
Cirurgia no quadril
Em dezembro de 2015, por ainda sentir dores, os médicos do ex-jogador optaram por uma nova intervenção, dessa vez nos EUA. Após a cirurgia, Pelé passou ficar mais recluso e a utilizar uma bengala.
Veja ainda:
- Pelé jogou duas vezes em Londrina e um dos placares chegou a 7 x 1; relembre
- Pelé deixou mensagem emocionante para Maradona antes de morrer; veja
2018
Copa do Mundo da Rússia
Pela primeira vez desde 1974, Edson Arantes do Nascimento deixou de ir a um Mundial. O Rei sempre esteve presente como convidado ou comentarista.
2019
Internação em Paris
Em abril de 2019, o Rei teve um crise de infecção urinária e ficou cinco dias internado na capital francesa. Ao voltar para o Brasil, foi encaminhado para o hospital para continuação do tratamento.
Último evento público
“Feliz por estar no mesmo time de Barack Obama por um mundo melhor”, assim disse Pelé sobre seu encontro com o ex-presidente dos EUA em maio de 2019.
2020
Inauguração de estátua
Em fevereiro de 2020 e com a agenda “atarefada”, o ex-jogador não compareceu à homenagem feita pela CBF, no Rio, mandando um vídeo.
Exames de rotina
Em março de 2020, Pelé passou três dias internado em São Paulo para realizar exames de rotina
Enterro do irmão
Preocupado pela contaminação do Covid-19, Pelé não foi ao velório de Zoca.
2021
Contra a Covid
Em março de 2021, aos 80 anos, Pelé recebeu a primeira dose da vacina em sua casa, no Guarujá, litoral sul de São Paulo
Descoberta do tumor
Desde o dia 31 de setembro, Pelé ficou internado e recebeu o diagnóstico de um tumor no cólon direito, identificado durante os exames de rotina. O material foi encaminhado para análise patológica.
2022
Infecção urinária
Em fevereiro de 2022, Edson Arantes do Nascimento precisou ficar alguns dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além do tratamento contra o tumor no cólon, o Rei sofreu com uma infecção urinária.
Quimioterapia e cuidados paliativos
Em novembro de 2022, Pelé precisou ser internado no Hospital Albert Einstein, quando passou por sessões de quimioterapia e exames recorrentes desde a descoberta de outro tumor, desta vez no cólon direito. Um boletim médico informou uma evolução do tumor, que precisaria de “maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.