Paraná envia voos com 300 bolsas de sangue para ajudar Rio Grande do Sul

Além disso, foram enviados medicamentos, alimentos e equipamentos de segurança

por Lucas Novak
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 9 maio 2024, às 18h57.

O Governo do Paraná enviou nesta quinta-feira (9) três voos de ajuda para o Rio Grande do Sul, contendo 300 bolsas de sangue, medicamentos, alimentos e equipamentos de segurança, para várias cidades gaúchas.

Paraná envia voos com 300 bolsas de sangue para ajudar no Rio Grande do Sul
O envio foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A iniciativa faz parte da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa. Segundo informações do Governo do Estado, o envio foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná em resposta à calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul devido às enchentes.

As bolsas de sangue e plaquetas foram enviadas do Aeroporto do Bacacheri, contendo tipos sanguíneos variados. Além disso, elas estão preparadas para uso imediato, podendo salvar até 150 vidas.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância das doações de sangue para manter o estoque necessário nos hospitais do Paraná, enquanto ajudam o Rio Grande do Sul. Por fim, o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Antonio Tordoro, afirmou que o transporte aéreo está à disposição para ajudar o povo gaúcho.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.