Governo do Paraná anuncia contratação de mais de 300 leitos de UTI
Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, fez um pronunciamento na manhã desta quinta-feira (26) para anunciar a contratação de 317 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de adultos e 731 leitos de enfermaria como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e reforço da estrutura de saúde estadual.
“Nós vamos anunciar a hoje a contratação de mais 300 leitos de UTI. Então, nós vamos dar um reforço muito grande para este momento que o Paraná vive, para enfrentar esses noventa, cento e vinte dias”, explicou o governador.
Os novos leitos adquiridos devem ser ativados em 10 dias e já estão em processo de montagem. Conforme o Governo, as unidades serão distribuídas em todo o estado.
Estrutura regional
De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, a regionalização do sistema de saúde estadual já vem sendo reforçada desde o início do mandato do governador e, agora, foi intensificada para que os municípios longe da capital também tenham estrutura capaz de atender pacientes com Covid-19.
O Estado possui atualmente 3.603 leitos de UTI, destes 2.303 são da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e 1.300 na rede privada, não contratado ao SUS. Dos leitos do SUS, 1.315 são para adultos, enquanto o restante 943, são divididos entre leitos de UTIs neonatais, pediátricas, queimados, coronarianas e outras especificidades.
O secretário também pontuou que a capacidade do atual do Paraná e estender o número de leitos de UTIs adultas para até 2 mil.
“Nós temos hoje 1.315 UTIs adultos no estado, nós podemos partir desse número para praticamente 2 mil leitos de UTIs adulto ao longo desse enfrentamento do Covid-19. É um esforço financeiro um pouco do Ministério da Saúde e, em grande parte, proveniente dos recursos do tesouro estadual”, explica Beto.
Aplicativo para mapeamento de casos
O governador também anunciou o lançamento de aplicativo para auxiliar o governo no mapeamento de casos de Covid-19 no Paraná. Por meio dele, qualquer pessoa que sinta algum sintoma poderá se cadastrar e informar a suspeita.
“Isso vai dar um mapeamento regional para a Secretaria de Saúde poder entender quais são as pessoas que estão com algum tipo de sintoma. Isso dá velocidade para o Núcleo Regional de Saúde poder tomar decisões”, disse Ratinho Jr.
O app deverá ser disponibilizado a partir desta sexta-feira (27) pelo site http://www.coronavirus.pr.gov.br/.
Mapa dos leitos de UTIs no Paraná:
O governo divulgou a distribuição dos leitos de UTIs no Estado.