Pesquisa revela que 85% dos pacientes com coronavírus são assintomáticos

Publicado em 20 abr 2020, às 00h00.

Uma pesquisa divulgada pelo hematologista e pós-doutorando Ramy Rahmé, da Universidade de Paris, mostrou que 85% dos pacientes com coronavírus são assintomáticos, ou apresentam sintomas leves e moderados. 

Pacientes coronavírus assintomáticos: indivíduos podem ter COVID-19 por até 14 dias

Além de muitos indivíduos apresentarem poucos ou até mesmo nenhum sintoma, estudos ainda mostram que é possível que a COVID-19 permaneça em cada pessoa por até 14 dias antes de apresentar os sintomas ou desenvolver imunidade à doença. 

De acordo com o bacteriologista Marcos Kozlowski, dos Laboratórios de Análises Clínicas (LANAC), logo depois de ser infectado o indivíduo passa a multiplicar a carga viral dentro do organismo.

“A partir do segundo dia de infecção ele já está transmitindo o vírus para outras pessoas, mesmo que sem sintomas”.

Importância do uso de máscaras

Para conter os números gritantes de contágio, o bacteriologista ressalta a importância do  uso de máscaras, mesmo as de tecido, em um momento como esse. 

Conforme Marcos Kozlowski, as máscaras criam uma barreira física que segura a emissão de gotículas enquanto a pessoa fala, tosse ou simplesmente respira.

“Ajuda a reduzir a propagação viral de pessoas assintomáticas e auxilia na proteção de quem está ao seu redor”, afirma o especialista.

máscaras covid-19

Coronavírus e o inverno

No Brasil, a chegada do inverno também levanta uma preocupação com as infecções, que aumentam consideravelmente nessa época. De acordo com o LANAC, existe um aumento  de 20% nos resultados positivos para infecções de vírus e bactérias nesse período.

Entretanto, conforme Kozlowski, atitudes simples impedem as infecções, incluindo o contágio do coronavírus

“É importante lavar as mãos com frequência, evitar colocá-las em contato com boca, nariz, olhos e ouvidos quando estão sujas, além de manter o corpo descansado e bem alimentado – isso ajuda o sistema imunológico a se manter forte”, completa o médico.

Por fim, o especialista orienta que os indivíduos mantenham o ambiente sempre ventilado, apesar do frio.