O corpo humano é capaz de combater o Coronavírus?

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 24 abr 2020, às 00h00.

Pesquisadores australianos identificaram como o corpo humano é capaz de combater o novo Coronavírus. O estudo, publicado na revista Nature Medicine, tem como objetivo possibilitar a criação de medicamentos e vacinas que derrotem a COVID-19.

Foram identificadas quatro células pertencentes ao nosso sistema imunológico que atuam contra a infecção causada pelo Coronavírus. Mais de 80 mil pessoas se curaram da infecção, mostrando que o organismo humano é totalmente capaz de lidar com a doença.

Porém, ainda existem fatores que oferecem um maior risco de morte. Como é o caso de pessoas com a idade avançada, quadros de hipertensão, diabetes e paciente com câncer. Devido à esta preocupação, pesquisadores do mundo todo estão em jornada de conhecimento para trazer soluções que ajudem no controle da pandemia viral.

Ibuprofeno

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o ibuprofeno pode aumentar os níveis de um receptor que pode facilitar a entrada do vírus na célula. Embora o estudo ainda seja preliminar e ainda seja necessária mais pesquisa científica, a OMS (Organização Mundial da Saúde) endossa o discurso e pede para que as pessoas evitem o medicamento.

Medicamentos que estão sendo estudados

Hidroxicloeoquina

  • Medicamento usado para a prevenção e tratamento de certos tipos de malária.

Azitromicina

  • Indicado para infecções causadas por organismos suscetíveis, em infecções do trato respiratório inferior incluindo bronquite e pneumonia, infecções da pele e tecidos moles, em otite média e infecções do trato respiratório superior incluindo sinusite e faringite.

Com a pandemia assombrando a vida da população mundial, pesquisadores estão verificando se medicamentos genéricos e de baixo custo podem ser usados para tratar a doença.

Na França alguns resultados de pesquisas apontaram que a Hidroxicloroquina eliminou o vírus de 75% dos pacientes tratados com o medicamento em apenas seis dias. Este foi o resultado dos testes realizados por Didier Raout, médico infectologista e Diretor do Instituto Hospital Universitário Méditerranée Infeccion (IHU), que fica em Marselha.

Mesmo assim, os pesquisadores ressaltam e afirmam que ninguém deve fazer o uso de medicamentos sem supervisão médica. As descobertas e as pesquisas ainda estão em fase de testes e não possuem confirmação comprovada.

Até o momento, a maneira mais correta de combater o novo Coronavírus é adotando medidas básicas de prevenção, como a higienização constante e o isolamento, como forma de evitar o contágio da doença.

(Imagem: RIC Mais/Infográfico)