Número de infectados por Covid-19 em Londrina cresce, são até 25 por dia
A superintendente do Hospital Universitário (HU) de Londrina, no Norte do Paraná, divulgou nesta quinta-feira (17) que o município registrou um aumento no número de infectados pela Covid-19. Em média, de 20 a 25 pessoas testam positivo para a doença por dia nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Leia também: Londrina: 3,3 mil vacinas liberadas contra Covid-19; veja como agendar
Vivian Feijó confirmou que o crescimento na taxa de infectados se deu nos últimos 10 dias. Antes deste período, a média diária de testes positivados era de zero. Apesar da alta, a superintendente afirma que “É um momento de alerta e atenção, mas não é motivo para pânico ainda e grandes intervenções”.
Nesta quarta-feira (17), um óbito foi registrado no município. Trata-se de um jovem de 22 anos, que tinha diversas comorbidades. Feijó explica que a situação é um reflexo do cenário brasileiro e mundial da doença, e que as novas cepas BQ1 e B.9 podem ter contribuído para o aumento de casos.
É hora de se cuidar
Apesar de não ter medidas em vigor que obriguem o uso de máscaras fora de ambientes hospitalares, a orientação da superintendente do HU é recorrer a medidas não farmacológicas e se vacinar. Em Londrina, o agendamento para a 4º dose está disponível no site da prefeitura.
Usar máscaras quando estiver gripado ou em situações de aglomeração, como em transporte público, e fazer uso do álcool em gel são formas de se prevenir, aponta Vivian.