Nova cepa do coronavírus já foi registrada em pelo menos 12 países
Uma nova cepa do coronavírus foi encontrada recentemente no Reino Unido em casos de Covid-19 ligados à África do Sul, disse o secretário da Saúde britânico, Matt Hancock, nesta quarta-feira (23).
Entretanto, a nova descoberta não parou por aí, e ao todo 12 países já possuem a nova variante da doença, que pode ser 74% mais contagiosa.
Nova cepa do coronavírus tem 23 mutações em seu código genético
Segundo estudos, a nova cepa do coronavírus tem 23 mutações em seu código genético, e foi nomeada como B.1.1.7 ou VUI–202012/01. Ao que tudo indica, a variante já foi flagrada em pelo menos 12 países. Veja quais!
Na Espanha, em Madri, as autoridades encontraram quatro casos da nova cepa do coronavírus neste sábado (26). Os casos estão vinculados a pessoas que chegaram do Reino Unido.
Em Tours, na França, foi detectado o primeiro caso da variante nesta sexta-feira (25). O paciente é um francês residente do Reino Unido e que está assintomático.
Na Itália, a descoberta foi anunciada neste sábado (26). Ao todo, seis pessoas testaram positivo para a nova variante da covid-19 depois que chegaram de Londres.
O Canadá também encontrou dois casos de contaminação pela nova cepa. Os infectados são um casal que não viajou ou ficou exposto ao vírus.
Na Alemanha uma mulher também foi confirmada com a nova variante. Ela veio de Londres no último domingo (20) para visitar a família no país, e testou positivo ao desembarcar no aeroporto de Frankfurt.
Nesta sexta-feira (25), o Japão também confirmou seus primeiros casos da nova cepa do coronavírus em passafeiros que chegaram do Reino Unido, e a Suécia também reportou o caso de um viajante do Reino Unido que adoeceu no país.
A Suíça também teve um caso confirmado na região de Sörmland. O indivíduo é um passageiro que acabou de voltar de uma viagem ao Reino Unido.
Na África do Sul uma nova cepa também foi detectada, mas essa aparenta ser diferente da encontrada no Reino Unido.
Por fim, a Dinamarca registrou nove pessoas infectadas com a nova cepa, enquanto Austrália e Holanda reportaram um caso cada.