Mulher recebe primeiro transplante de coração do ano em Londrina
Uma mulher teve alta nesta quinta-feira (2) após passar pelo primeiro transplante de coração feito neste ano em Londrina, no Norte do Paraná. É a terceira vez ao longo de sua vida que ela tem oportunidade de fazer o procedimento.
Leia também:
Camila Bordini, de 35 anos, descobriu aos 11 que tinha cardiopatia congênita. Quando tinha 13 anos ela precisou passar pelo primeiro procedimento cirúrgico, em que ela realizou uma troca de válvula cardíaca e implantou um marca-passo.
A equipe que fez a cirurgia há 22 anos é a mesma que cuidou da paciente neste ano. A moradora de Grandes Rios, que fica a 129,5 km de Londrina voltará para sua cidade natal nesta quinta-feira (2), depois de ser liberada da internação no Hospital Santa Casa, onde ficou durante 25 dias.
Transplante de órgãos no Paraná
Em 2022, 471 doações de órgãos foram feitas no Paraná, sendo que 58% dos doadores são homens e 42% são mulheres. Porém, o número não é suficiente para suprir as 3.139 pessoas no estado que estão na fila de espera para passar por um transplante.
No total, 228 transplantes foram feitos em Londrina no ano passando, a maioria deles foi de córnea. Em Maringá foram 156 procedimentos e em Cascavel, 215.