Mulher com Covid-19 é indiciada por descumprir isolamento em Paranavaí
Uma mulher de 25 anos infectada pelo novo coronavírus em Paranavaí, no noroeste do Paraná, foi indiciada por crime contra a Saúde Pública nesta sexta-feira (17) depois de descumprir o isolamento social.
De acordo com a Prefeitura Municipal, ela foi abordada pela Polícia Militar durante a tarde e acabou denunciada por promover a propagação de doença contagiosa e ainda fica sujeita a responder também pelo crime de desobediência à Ordem Sanitária.
Após assinar um termo circunstanciado, a mulher foi encaminhada para sua residência.
Entenda o caso
A mulher deu entrada em uma UPA 24 com suspeitas de Covid-19 no dia 9 de abril. Na ocasião, ela realizou a coleta para o exame e assinou um Termo de Declaração de Isolamento Social, no qual assumia a responsabilidade de cumprir a medida até o dia 23 de abril, antes de ser liberada para ir para casa.
Ainda conforme a administração municipal, a Secretaria de Saúde conseguiu realizar o monitoramento da paciente até o dia 15 de abril, mas a partir desta data, ela deixou de atender ao telefone. Dois dias depois, na última quinta-feira (16), o Laboratório Central do Paraná (Lacen) divulgou o resultado do exame da mulher confirmando a infecção pelo novo coronavírus.
Tanto a Vigilância da Saúde como a equipe da Unidade Básica de Saúde tentaram vários contatos por telefone para informá-la sobre o resultado do exame, mas não foram atendidos. Equipes da saúde chegaram a procurá-la no endereço residencial mais de uma vez, mas não a encontraram. Até que na tarde desta sexta-feira, a vigilância recebeu uma denúncia de que a mulher estaria transitando por vários lugares da cidade e a Polícia Militar encontrou a paciente na casa de familiares, onde vivem, inclusive, pessoas idosas (do grupo de risco).