Ministério da Saúde vai instalar centro de operações em resposta à mpox
Até o momento, 709 casos foram confirmados ou prováveis, um número bem menor em comparação aos mais de 10 mil casos registrados em 2022
O Ministério da Saúde do Brasil anunciou a instalação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) a partir desta quinta-feira (15) para coordenar as ações de resposta à mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos.
Leia também:
- Campanha de vacinação em escolas do Paraná vai até o final do mês de agosto
- Mais 90 mil mortes de idosos nos últimos 20 anos foram por desnutrição, diz estudo
A medida visa reforçar a vigilância da doença, que permanece estável no país desde 2023. Quando a OMS declarou e encerrou a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para a mpox em julho de 2022, o Brasil manteve a vigilância ativa.
Em 2024, foram confirmados ou prováveis 709 casos, um número bem menor em comparação aos mais de 10 mil casos registrados em 2022. Desde 2022, ocorreram 16 mortes relacionadas à mpox, sendo a última em abril de 2023.
A vacinação contra a mpox começou em 2023 durante a ESPII, com mais de 29 mil doses administradas, focando na proteção das pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença.
O Ministério da Saúde está atualizando as recomendações e o plano de contingência para lidar com a doença no Brasil.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!