Mortes por mpox, a varíola dos macacos, já chegam a 524
As autoridades do Congo solicitaram 4 milhões de doses da vacina; taxa de mortalidade é de 4%
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, voltou a ser a uma emergência de saúde global devido a surtos em 13 países da África. A doença já chega a 14 mil casos e 524 mortes relatadas.
Até o momento, a doença foi detectada em 13 países, no entanto, 96% dos casos ocorreram no Congo. Ao contrário dos surtos anteriores, a nova variante do vírus apresenta sintomas mais leves, mas com maior letalidade.
A doença está se espalhando rapidamente pelo contato próximo com pessoas infectadas, inclusive por meio de relações sexuais.
- Mais 90 mil mortes de idosos nos últimos 20 anos foram por desnutrição, diz estudo
- Campanha de vacinação em escolas do Paraná vai até o final do mês de agosto
Segundo Salim Abdool Karim, especialista sul-africano em doenças infecciosas e presidente do grupo de emergência do Africa CDC, a nova variante da mpox se espalha a partir do Congo, e parece ter taxa de mortalidade de 3% a 4%.
Conforme Cris Kacita Osako, coordenador do Comitê de Resposta do Congo, as autoridades do país solicitaram 4 milhões de doses da vacina. As doses seriam principalmente para menores de 18 anos. Estados Unidos e Japão se posicionaram para fornecer as vacinas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!