Curitiba registra 11 mortes por influenza em 2024; saúde alerta para imunização

Até maio de 2024, Curitiba registrou 117 intermanetos por conta da gripe

por Mariana Gomes
Com revisão de Guilherme Fortunato
Publicado em 13 maio 2024, às 20h14.

A secretaria de saúde divulgou nesta segunda-feira (13) que 11 mortes por influenza foram registradas em Curitiba em 2024. A princípio, a capital paranaense teve 117 internamentos por síndromes respiratórias aguda grave (Srag) por conta da gripe.

11 mortes por influenza são registradas em Curitiba em 2024
Todas as 11 mortes por influenza faziam parte dos grupos mais vulneráveis, segundo a Secretaria da Saúde. (Foto: Divulgação/José Fernando Ogura/SMCS)

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), todas as vítimas tinham algum tipo de comorbidade e oito tinham mais de 60 anos. Além disso, nenhuma das 11 mortes por influenza haviam reforçado a vacina contra a gripe.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistela, é importante tomar cuidado com a gripe. “Com o advento da pandemia do Covid-19, as pessoas começaram a encarar a gripe como se fosse uma doença branda, mas ela não é, principalmente para o grupo de pessoas mais vulneráveis”, afirmou. “Esta é uma doença que pode, sim, levar ao óbito, como os registros estão mostrando”.

Das 11 mortes, nenhuma estava vacinada

Por conta da alta circulação do vírus da gripe, a SMS reforça a necessidade para vacinação. Os grupos prioritários podem receber a vacina desde 25 de março, enquanto o público geral tem disponibilidade desde 2 de maio.

Por fim, as principais pessoas que precisam se vacinar são pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas. De acordo com a SMS, esses grupos são considerados mais vulneráveis para o agravamento da doença. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui