Morre de COVID-19 o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos
Dom Mauro Aparecido dos Santos, 67 anos, arcebispo de Cascavel, morreu na às 18h20 desta quinta-feira (11), vítima de COVID-19. Ele estava internado desde 16 de fevereiro, há mais de uma semana intubado e morreu nesta tarde após apresentar piora do quadro nos últimos dias.
Nascido em Fartura (SP), dom Mauro foi ordenado sacerdote em 1984, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. Estava à frente da Arquidioceses de Cascavel desde 2007, mas também passou pelas dioceses de Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama. O religioso presidiu, ainda, a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2014 e 2021.
Pedidos de orações
Na última sexta-feira (05), a Arquidiocese de Curitiba manifestou-se em solidariedade ao arcebispo e pediu orações para ele. No dia anterior, o religioso tinha piorado o estado de saúde. Intubado, teve aumento das pressões intrapulmonares e os rins estavam bastante comprometidos. Ele foi submetido a mais uma hemodiálise e novas manobras com mudança de posição e ajuste do respirador. Nestes últimos dias, o quadro dele só piorava.
Nota de pesar
“Por onde passou, dom Mauro deixou um caminho de fé, solidariedade e sabedoria, e fará muita falta ao Paraná e para toda a Igreja brasileira. Que Deus o receba em suas mãos e conforte os fiéis, amigos e familiares”, afirmou o governador Ratinho Júnior, em nota de pesar.