Médico é afastado após recusar atestado para mãe cuidar filho de 5 anos doente
Profissional ainda perguntou "qual o risco que ele tem de ficar em casa sozinho?"
Um médico recusou atestado para a mãe cuidar do filho de cinco anos que estava doente. O profissional que trabalha de forma terceirizada está afastado. O caso aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cambé, no Norte do estado. Veja o vídeo abaixo.
A mãe do menino afirmou que ele estava com febre e sintomas gripais e que precisava ficar em casa para cuidar do filho. O atendimento aconteceu por volta das 5h. Um vídeo mostra o momento em que Luciana Gonçalves Costa conversa com o médico.
Leia também:
- Funcionária de creche acusada de matar bebê de 9 meses
- Médico encontrado morto em banheiro de hospital e polícia investiga
- Quem era a advogada encontrada morta após 20 dias da tragédia climática no RS
Ao fim da consulta, o médico pergunta se a criança tem algum problema de locomoção ou nutricional e firma que a criança de cinco anos poderia ficar em casa sozinho. “Qual o risco que ele tem de ficar em casa sozinho.”, disse o médico.
A mãe esperou a troca de plantão e procurou outra médica, que concedeu o atestado. “O que eu passei eu não desejo nem pra um cachorro, imagina pra uma mãe.”, desabafou a mãe.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, somente adolescentes a partir dos 12 anos podem ficar sozinhas em casa. Crianças de até 12 anos incompletos que são deixas sozinhas em casa pode caracterizar abandono de incapaz.
Médico afastado
O profissional está afastado após notificação feita pela Prefeitura de Cambé. Ele trabalha de forma terceirizada, e é contratado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) também abriu um procedimento para investigar a conduta do médico.
Veja o vídeo do momento em que o médico recusa o atestado para a mãe
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!