Médica afirma que câncer de mama não existe e entidade desmente
O INCA e o CRM-PR emitiram notas de repúdio sobre as falas da médica. As instituições estão apurando os fatos
Um vídeo que circula nas redes sociais vem causando repercussão após a médica ginecologista Lana Almeida afirmar que “câncer de mama não existe”. A médica é registrada no Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA).
Leia também:
- Falsos anabolizantes produzidos por estudante são apreendidos em Foz
- Sócio de laboratório é preso após transplante de órgãos infectados com HIV
- Técnico de enfermagem com HIV é preso suspeito de dopar e abusar de pacientes
Após a repercussão, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) emitiu uma nota e classificou as falas da médica como fake news e desinformação. Além disso, alertou que a afirmação sobre a inexistência do câncer de mama não tem estudo científico e que isso prejudica a saúde pública.
O Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) também repudiou a fala da médica e afirmou que o fato já está sendo apurado.
Veja a nota do Instituto Nacional do Câncer (INCA) na íntegra:
“O Instituto Nacional de Câncer (INCA) se posiciona terminantemente contra as desinformações divulgadas em rede social acerca de câncer de mama. Classifica tais conteúdos como fake news.
O câncer de mama é uma doença real e comprovada cientificamente, sendo um dos tipos de câncer mais comuns entre mulheres no Brasil e no mundo. Diagnósticos e tratamentos precoces são fundamentais para reduzir a mortalidade pela doença, assim como são de suma importância os exames de rastreamento, como a mamografia, e campanhas de conscientização como o Outubro Rosa.
A desinformação sobre a inexistência do câncer de mama não tem respaldo científico e prejudica a saúde pública, colocando vidas em risco ao desencorajar exames preventivos e tratamentos essenciais”.
Veja a nota do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) na íntegra:
“O Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará informa já que tomou conhecimento da postagem no Instagram da Dra. Lana Almeida, devidamente inscrita neste CRM, nesta terça-feira (29), e o fato já está sendo apurado por este Regional.
Ressaltamos que os procedimentos no CRM-PA tramitam sob sigilo, de acordo com o art. 1°, do Código de Processo Ético-profissional”.
Vídeo em que a médica fala que câncer de mama não existe:
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui