Matinhos e Guaratuba restringem a entrada de visitantes nos municípios litorâneos
As prefeituras de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, restringiram a entrada de visitantes nos municípios para evitar o acréscimo da população flutuante – que já foi registrado nos últimos dias.
No início da semana, as prefeituras já haviam se manifestado sobre o aumento de turistas nas cidades litorâneas. Desde que as aulas foram suspensas no Estado e funcionários de empresas e órgãos públicos passaram a ser dispensados do trabalho presencial, notou-se que inúmeras famílias decidiram passar o período de isolamento na praia.
Além da atitude ir contra as medidas de distanciamento social, tomadas para evitar a transmissão comunitária e frear a pandemia do novo coronavírus, existe também o perigo de sobrecarregar os serviços da saúde.
Conforme as administrações, os municípios, que durante a temporada do verão contam com o reforço do Governo do Estado, agora possuem apenas o necessário para garantir o atendimento da população local, ou seja, não estão preparados para atender uma grande demanda de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais da região.
Matinhos
O decreto, assinado pelo prefeito Ruy Hauer Reichert começou a valer a partir desta quinta-feira (19) e não especifica como será feito o controle. De acordo com o documento, uma comissão foi estabelecida para avaliar a melhor maneira de realizar o “trabalho de restrição”. Leia o documento na íntegra:
Guaratuba
Já Guaratuba proibiu a entrada de ônibus e vans de turismo no município a partir desta sexta-feira (20). Segundo nota oficial, publicada na rede social da prefeitura, o bloqueio será feito em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Secretaria Municipal de Segurança Pública nos acessos por Coroados e pelo Ferry Boat. Veja: