Máscara N95: entenda o que é e quando você deve utilizar

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 30 mar 2020, às 00h00.

Em tempos de pandemia de coronavírus, ouvimos falar mais do que nunca sobre os cuidados que devemos ter para nos proteger da doença e os equipamentos de proteção individual que são eficazes contra o vírus, como por exemplo a máscara N95. Descubra agora o que é e como este item funciona.

O que é a máscara N95?

Dentre os métodos de proteção do coronavírus estão as máscaras. O tipo cirúrgico é o mais comum, mas a máscara N95 é também um dos modelos mais procurados.

Também conhecido como respirador N95, este é um equipamento de proteção individual muito utilizado por profissionais da saúde que precisam proteger vias aéreas. Com a chegada da pandemia de coronavírus no Brasil, este item se popularizou também entre pessoas saudáveis que têm medo de contrair o vírus.

Quais as diferenças para a máscara cirúrgica?

A máscara cirúrgica é um modelo mais simples e que costumamos ver com mais frequência. Ela deve ser descartada após no máximo 30 minutos de uso. A máscara N95 é mais resistente e deve ser descartada se estiver amassada, danificada ou molhada. Ambos os modelos não podem ser compartilhados com outras pessoas.

mascara-n95

Máscara N-95 à esquerda / máscara cirúrgica à direita

Quem deve utilizar a máscara N95?

O virologista Jonatas Abrahão, da Sociedade Brasileira de Virologia, explica à BBC News que a máscara N95 deve ser utilizada por profissionais da área da saúde que mantém contato direto com pacientes contaminados. Segundo ele “Se você não é profissional de saúde, a melhor forma de prevenir é manter mesmo o isolamento social, manter distância das pessoas se precisar sair, lavar bem as mãos e não tocar o rosto”. Jonatas também afirma o seguinte “Os profissionais não têm essa opção (de ficar longe) eles precisam estar próximos dos pacientes.” Pessoas que estão cuidando ou ficam muito próximas de uma pessoa com Covid-19 também devem utilizá-la, além das próprias pessoas contaminadas pelo coronavírus.