Mais Médicos: Justiça manda prorrogar contrato com médicos cubanos

Publicado em 28 jan 2023, às 15h34.

Mais de 1700 médicos intercambistas que faziam parte do programa Mais Médicos devem retornar para seus postos de trabalho em breve. A determinação é do Tribunal Regional Federal da 1a Região, em decisão publicada nesta sexta-feira (27/1), após pedido da Aspromed – Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras e dos Profissionais Médicos Intercambistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Leia também:

Os profissionais fazem parte do 20º ciclo dos médicos intercambistas que tiveram contrato com o Governo Federal, no acordo rompido unilateralmente por Cuba em 2018, após diversas críticas do ex-presidente Jair Bolsonaro aos profissionais. O grupo é o único que não pode renovar o contrato com o governo brasileiro.

Com a decisão do Desembargador do TRF-1, Carlos Augusto Pires Brandão, os médicos terão o contrato renovado por um ano. O documento estipula ainda um prazo de 10 dias para que o Ministério da Saúde apresente um plano de reincorporação dos profissionais, considerando a crise sanitária do povo Yanomami.