Mais de 785 mil testes rápidos devem chegar ao Paraná nos próximos dias

Publicado em 13 jan 2022, às 19h07.

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (13), por meio do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste), que deve enviar ao Paraná mais 786.511 testes rápidos de antígenos nos próximos dias. A remessa ainda não tem data confirmada para envio.

Segundo o Estado, os testes são feitos em pessoas sintomáticas com suspeita de Covid-19, contatos de casos suspeitos ou confirmados e que tenham maior risco de contaminação. Logo que chegarem ao Paraná, os testes serão encaminhados para a Coordenação de Material de Patrimônio (Comp) onde serão conferidos e, na sequência, distribuídos para as Regionais de Saúde.

“Os testes são fundamentais para conter a transmissão do vírus. A testagem do Paraná foi exemplo, pois testamos muito, um dos estados que mais fizeram exames RT-PCR e testes rápidos. A orientação do Governo do Estado sempre foi testar o maior número de paranaenses”,

afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O quantitativo foi definido em uma reunião realizada na segunda-feira (10) entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e governo federal, em que foi considerado o critério populacional de cada estado.

Sobre o teste 

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos. Na última quinta-feira (6), a Secretaria enviou 464.080 testes para as 22 Regionais. Desde outubro de 2021, mais de um milhão de unidades já foram descentralizadas.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.