Macrorregional Oeste não tem pacientes aguardando por leitos exclusivos para Covid-19

por Julia Cappeletto
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 11 ago 2021, às 12h45.

Um novo levantamento da ocupação dos leitos de UTI e enfermaria exclusivos para Covid-19 da Macrorregional Oeste do Paraná foi divulgado na manhã desta quarta-feira (11). De acordo com o balanço de leitos, que contabiliza a ocupação no Sistema Único de Saúde (SUS), por enquanto, nenhum paciente aguarda por um leito na Macrorregião.

No mapa de ocupação, as 7ª, 8ª e 9ª Regionais de Saúde, sendo as de Pato Branco, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, respectivamente, apresentam os menores índices nos leitos de UTI. Em Pato Branco, 45% das vagas existentes estão ocupadas, já em Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu esse número chega a 56%. As Regionais com maiores índices de ocupação são as 10ª e 20ª, sendo Cascavel e Toledo, respectivamente, com 70 e 74% das vagas ocupadas. A média de ocupação dos leitos de UTI na Macrorregional Oeste é de 62,9%.

Para os leitos de enfermaria o cenário é o mesmo, sendo as Regionais de Pato Branco, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu com as menores taxas de ocupação. O menor índice é o de Foz do Iguaçu, que está em 14%. Já os de Pato Branco e Francisco Beltrão são um pouco maiores, com 43 e 22%. Em Cascavel e Toledo, o número de leitos nas enfermarias que estão sendo usados chegam a 47 e 71%, respectivamente. A média de ocupação dos leitos de enfermaria na Macrorregional Oeste é de 37,7%.

Além disso, o levantamento também apresenta as ocupações de leitos em UTI e enfermaria pediátricas em todas as Regionais. No momento, nenhuma vaga é ocupada.