Londrina já aplicou mais de 1 milhão de doses da vacina contra Covid-19
Londrina, no norte do Paraná, já aplicou 1.000.401 doses da vacina contra Covid-19, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A marca foi celebrada pelo secretário de Saúde, Felippe Machado, que destacou a importância do imunizante nos números de internações na cidade, que permanecem baixos mesmo com a alta dos casos do novo coronavírus.
“Embora tenhamos um número grande de casos ativos da doença, temos um número muito reduzido de pessoas internadas e em UTI. Esse cenário mostra, para quem ainda tinha dúvidas ou receio em relação à vacina, que ela veio para proteger e salvar vidas, nesta que é a maior crise sanitária que toda a humanidade já passou.”
destaca o secretário.
Das doses aplicadas, 406.418 são relativas à primeira e outras 425.855 às pessoas que completaram o esquema vacinal, sendo 412.729 de segunda dose e 13.126 de dose única. Outros 127.254 londrinenses já receberam a dose de reforço.
Dados do boletim de terça-feira (11) apontam para 1.712 casos ativos de Covid-19 na cidade, onze dos positivadados estão internados. Entre eles, seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e cinco em leitos de enfermaria. Já os que estão em isolamento domiciliar somam 1.701 pessoas.
“Agradeço aos profissionais de saúde, por toda a dedicação e trabalho feito ao longo destes anos, e faço um apelo à população, para que não deixe de se vacinar e mantenha todas as medidas de segurança, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, manter locais arejados, pois além da Covid-19 identificamos uma epidemia de um outro vírus respiratório, declarada pelo Estado pela grande circulação, que é o H3N2. E as medidas de prevenção contra este vírus sãos as mesmas.”
reforça Machado.
Vacinação
Londrina está vacinando pessoas com 12 anos ou mais. Para agendar o dia, horário e local para receber a aplicação é preciso estar com o cadastro prévio regularizado. O serviço pode ser feito através deste link. No dia marcado, é preciso levar um documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição com o QR Code. Para aqueles abaixo de 18 anos de idade, é preciso estarem acompanhados dos pais ou responsáveis ou, ainda, levar o Termo de Consentimento preenchido e assinado.
Crianças a partir dos cinco anos já podem fazer o cadastro prévio no site da prefeitura. A cidade conta com cinco pontos de vacinação: O Centro de Imunização da Zona Norte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Eldorado, Alvorada e Ouro Branco. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Leia também:
Para quem mora na zona rural, a vacinação acontece uma vez por semana e, dependendo da demanda, os pontos de imunização podem ser abertos aos sábados.