Londrina altera intervalo entre doses da Coronavac de 21 para 28 dias
Londrina, norte do Paraná, tem alteração nas datas de aplicação da 1ª e 2ª dose da Coronavac. Até este domingo (2), o intervalo era de 21 dias. A partir desta terça-feira (4), as pessoas devem aguardar 28 dias para concluir a imunização.
A decisão foi divulgada através de coletiva de imprensa virtual com o secretário de saúde de Londrina, Felippe Machado. O aumento do prazo faz parte do plano que garante segurança na continuidade das aplicações. De acordo com o secretário, a cidade passa por uma baixa de entrega das doses por parte do governo e deve se organizar conforme o fluxo de distribuição. Com a distância estendida, o tempo de recebimento é maior e, assim é possível armazenar mais frascos. Os sete dias a mais não causam nenhum dano à saúde do paciente ou à eficácia da Coronavac.
Durante a segunda-feira (3), os londrinenses não conseguiram marcar as datas da segunda dose, levantando a discussão de uma possível falta de estoque. Felippe Machado explicou que a instabilidade do site já era devido a esta alteração no prazo, que foi atualizado durante o final de semana e divulgado hoje.
A partir desta terça-feira (4), então, pacientes que receberam a Coronavac aguardam 28 dias para a 2ª dose. O agendamento continua sendo no site da prefeitura e fica disponível depois de 25 dias da aplicação da 1ª dose. Pessoas que receberam a AstraZeneca não entram nas alterações e devem concluir a imunização com 84 dias, como planejado desde o início do plano de vacinação.
Os dados divulgados pelo secretário de saúde dão conta de que 960 pessoas já podem se cadastrar para receber a 2ª dose da Coronavac. Desta quantidade, 420 completam 28 dias amanhã, quarta-feira (5). Nos pontos de vacinação, estão liberados 1.997 horários, por isso não deve haver congestionamento nos agendamentos.
A Secretaria de Saúde de Londrina possui sistema de organização para a liberação do agendamento e é notificada de atrasos nas aplicações. Pessoas que passarem do prazo devem receber aviso via mensagem de texto ou por chamada de telefone.
Até o fechamento desta matéria, Londrina tem 115.463 vacinados com a 1ª dose e 66.308 com a 2ª. O grupo que está recebendo o imunizante é de 60 a 63 anos. A intenção é iniciar grupo com comorbidades, de 18 a 58 anos, na próxima semana.
Compra de doses da Pfizer
Londrina fez pedido para entrar no plano de distribuição das vacinas da Pfizer. As doses possuem diferença no armazenamento e no transporte, sendo necessário um freezer que guarde os frascos em temperatura negativa, congeladas.
A prefeitura está negociando a compra do freezer, que deve ser concluída no final de maio. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ofereceu à cidade um dos seus freezers para uso provisório da cidade. Ainda não há uma quantidade específica de doses da Pfizer que podem ser enviadas pelo governo.