Jovem perde metade do crânio após crise de sinusite
Uma jovem teve que remover metade do crânio após sofrer uma crise de sinusite que causou uma infecção. Natasha Gunther, de 25 anos, contou sua história no TikTok, o vídeo já atingiu mais de 7 milhões de visualizações na plataforma.
“Os cirurgiões me disseram que eu estaria morta dentro de uma semana se não tivesse ido ao hospital”,
disse Natasha
O quadro de sinusite começou a se agravar no final de 2021, na época Natasha teve fortes dores de cabeça e vomitava muito.
Ao procurar os médicos, Natasha passou por uma craniotomia subsequente, onde os médicos removem uma parte do crânio para examinar o cérebro o procedimento revelou um acúmulo maciço de infecções por estreptococos e estafilococos. Para aliviar a pressão, os médicos realizaram uma craniectomia mais severa, na qual removeram aproximadamente metade do crânio de Gunther.
“No total, eles removeram de 12 a 14 cm do meu crânio e o colocaram em um freezer”, disse Gunther. “Fiquei no hospital por mais cinco semanas e também fiz uma nova cirurgia de sinusite.”
Natasha, agora precisa usar um capacete para proteger seu cérebro. A jovem espera que o fragmento de crânio seja reformado até abril. Se isso falhar, os médicos terão que imprimir em 3D uma réplica.
- Leia também:
“Minha vida é muito diferente do que costumava ser”, lamentou Natasha, que era praticante de taekwondo. “Eu costumava ter uma vida ocupada ensinando artes marciais e saindo com amigos todos os dias – como qualquer pessoa na faixa dos 20 anos. Mas quando saí da cirurgia, eu lutava para falar, então tenho feito terapia fonoaudiológica regular desde então”.
Natasha conta que não poderia ter feito a jornada sem o apoio da família, principalmente do namorado, João, que também é instrutor de artes marciais. Ela diz que João “tem feito muita terapia psíquica para que eu possa recuperar minha energia no meu corpo”. A jovem deixou um alerta para as pessoas que sofrem de sinusite:
“Se você tem mais de uma infecção sinusal por ano, ou mesmo apenas uma infecção sinusal, por favor, vá ao hospital ou ao [médico de ouvido, nariz e garganta] apenas para estar seguro”, disse ela. Gunther acrescentou: “Eu não quero que ninguém passe pelo que eu passei. Eu tenho meia cabeça agora e você pode evitar isso!”
De acordo com especialistas, embora a sinusite geralmente se resolva por conta própria ou com a ajuda de antibióticos, complicações perigosas podem surgir se atingir os olhos ou o cérebro.
“Em casos raros, infecção sinusal no centro traseiro da cabeça pode se espalhar para o cérebro. Isso pode levar a condições com risco de vida, como meningite ou abscesso cerebral”.
relatou a Cleveland Clinic.
*As informações são do New York Post.