Jovem faz dieta drástica e perde movimentos dos pés
Uma jovem de 19 anos foi diagnosticada com neuropatia peroneal, após fazer uma dieta drástica de emagrecimento, perdendo 20 quilos em quatro meses. O caso foi relatado no The Egyptian Journal of Neurology em dezembro de 2022.
Leia mais:
- Resgates do FGTS batem recorde após ministro anunciar fim da modalidade
- Transplante de coração de porco para humano? Universidade brasileira estuda nova tecnologia
Ela começou a ter dificuldades para levantar os pés do chão e mover os dedos após fazer a dieta, que incluía restrição drástica a carboidratos e jejuns de até 16 horas.
A jovem conseguiu recuperar os movimentos após realizar mudanças na dieta e fazer sessões de fisioterapia. Ela negou ter histórico anterior de trauma físico e desconhecia distúrbios neurológicos hereditários.
De acordo com o estudo, a lesão no nervo causada por dietas de emagrecimento é rara. Segundo os médicos que cuidaram do caso, é provável que o déficit calórico tenha resultado em uma perda significativa do tecido subcutâneo.
Como reconhecer os sintomas da lesão
A neuropatia peroneal é causada por lesões nas ramificações do nervo ciático, que é responsável pelos movimentos e sensações das pernas, pés e dedos. Os sintomas da neuropatia peroneal são sensações de picadas nos pés, formigamentos e/ou dormência.
O paciente com neuropatia peroneal sente dificuldade em controlar os movimentos dos pés, além de sensações de picadas, formigamentos e/ou dormência nos pés. A lesão também é associada a traumas físicos ou à herança genética.