Idoso passa mal e aguarda SAMU por duas horas, em Londrina
Um idoso de 80 anos com sintomas de Covid-19 aguardou a chegada do Samu por duas horas, nesta segunda-feira (7), após passar mal em um terminal de ônibus em Londrina, no norte do Paraná.
Segundo informações do Cidade Alerta Londrina, Antônio Micheletti entrou em contato com pessoas infectadas pelo coronavírus e começou a apresentar sinais da doença no último domingo (6). Ele procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o encaminharam para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Jardim Sabara.
Antônio pegou um ônibus para se locomover até a UPA, que passava pelo Terminal Central. Mas, de acordo com trabalhadores do terminal e outros passageiros, o homem passou mal e chegou a ficar inconsciente antes de chegar ao seu destino. Pessoas que acompanharam a situação chamaram o Samu para levá-lo com máxima urgência, mas a ambulância demorou duas horas para aparecer.
Um carro de aplicativo foi acionado e levou Antônio até o Jardim Sabara, mesmo sabendo que o passageiro tinha suspeita de Covid-19.
Secretaria de Saúde
A equipe do Cidade Alerta entrou em contato com o Secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, que informou que a cidade está operando com doze ambulâncias. Segundo ele, o número é superior ao preconizado pelas organizações de saúde, que recomendam que uma cidade do tamanho de Londrina tenha oito ambulâncias.
Felippe falou ainda que, apesar de o número de casos de Covid-19 ter diminuído, pessoas acionam o Samu por conta de outras doenças e o serviço acaba sobrecarregado. Ele explica que o atendimento prioriza os pacientes com maior gravidade, e conta que Antônio teria informado ao Samu que estava com uma crise de pressão baixa, ao invés de relatar sintomas graves relacionados ao coronavírus. A ambulância, assim, deu preferência a casos que pareciam ser mais urgentes.
Confira: Em 5 min, BG Londrina arrecada R$ 3 mil para família que perdeu casa em incêndio