Hospital Universitário de Londrina é o primeiro do país a permitir visita guiada ao paciente com Covid-19

por Redação RIC.com.br
com informações Assessoria
Publicado em 21 out 2020, às 16h56. Atualizado em: 27 jul 2023 às 14h54.

Com a comemoração do Dia do Servidor no dia 28 de outubro, a direção e gestores do Hospital Universitário de Londrina programaram atividades pensando no bem-estar de seu colaborador neste momento delicado da pandemia.

Nesta quarta-feira (20) foi montada uma exposição com ações práticas de humanização do projeto “Nosso Jeito de Cuidar e Acolher em Tempo de Pandemia” no HU. O objetivo é oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, familiares e colaboradores, permitindo a aproximação entre pacientes e família.

HU de Londrina
Foto: Divulgação/Facebook HU

Assim, desde abril, o projeto “Central de Atendimento às Famílias”, fornece diariamente por telefone, informações sobre a evolução clínica do paciente. Para os casos de pacientes com permanência durante período mais longos de internação, as visitas guiadas nas UTIs tornaram-se uma opção.

“Nos casos em que a permanência dos pacientes ocorre por períodos muito longos de internação e sem visita dos familiares, resolvemos ir além e iniciamos, em junho, visitas guiadas nas UTIs, uma prática que até então nenhum hospital com atendimento ao Covid tinha permitido. Com isso nos tornamos o primeiro hospital do Brasil a proporcionar essa aproximação junto ao paciente e oferecer conforto para a família ao vê-lo pessoalmente”, explica coordenadora do projeto Cida Ramalho.

Antes das visitas, cada familiar passa por um protocolo de recepção que inclui vários cuidados com a segurança: higienização das mãos, medição de temperatura, uso correto de máscara, higienização em casa após as visitas, entre outros cuidados.

Na entrada das UTIS há um psicólogo, um enfermeiro e um médico para esclarecerem dúvidas do visitante em relação ao paciente.

Buscando outra forma de aproximar a família, a equipe do Hospital também grava mensagens com a família, transcreve em forma de carta e lê ao paciente, que responde por carta, que é fotografada e enviada por mensagem.

O resultado das mensagens superou as expectativas e os servidores também estão recebendo recadinhos dos familiares como forma de reconhecimento e gratidão.

Dentre os projetos de humanização desenvolvidos para os colaboradores e pacientes estão o Se Liga na Música, Protocolo de Segurança para Uso Correto de EPI’s às Famílias dos Pacientes, além da Central de Atendimento às Família.

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