Hospitais regionais do interior do Paraná terão leitos exclusivos para Covid-19
Os hospitais regionais de Guarapuava, no centro-sul do Paraná, de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, e de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, estão em obras para construir alas que irão atender exclusivamente pacientes com a Covid-19.
A regionalização do sistema de saúde estadual já vem sendo reforçada desde o início do mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior e, agora, foi intensificada para que os municípios longe da capital também tenham estruturas capazes de atender infectados pelo novo coronavírus.
“Essas unidades hospitalares já eram realidade antes da pandemia. O Governo do Estado já trabalhava para levar a saúde mais perto das pessoas. Agora são antecipados para dar uma resposta eficiente no momento de crise. É uma força-tarefa, algo que só é possível com a união de todos, com o objetivo de salvar vidas”, afirmou o governador durante visita aos hospitais nesta terça-feira (14).
O governador ainda destacou que as obras nos hospitais tinham previsão de entrega para dezembro de 2020, mas que o Governo do Estado vai antecipar a abertura das unidades, que deverão estar em funcionamento em até 45 dias.
Hospital Regional de Guarapuava
A ala do Hospital Regional de Guarapuava deverá ficar pronta em até 45 dias. Neste primeiro momento serão 30 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria, divididos em dois andares do hospital. A segunda fase, com finalização em dezembro, prevê outros 10 leitos de UTI e mais 40 de enfermaria. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 57,3 milhões.
Após a crise, a estrutura de Guarapuava será referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado a ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região.
O governador informou que a Secretaria da Saúde vai organizar nas próximas semanas um chamamento público a entidades que queiram se credenciar para administrar o complexo. A modalidade é permitida pela legislação em momentos de calamidade pública como agora.
A vencedora ficará encarregada, ainda, em aparelhar o hospital por completo. A manutenção do centro médico quando finalizado é estimado em R$ 4,1 milhões por mês. Serão 370 profissionais de saúde atuando no complexo.
Hospital Regional de Ivaiporã
O Hospital Regional de Ivaiporã deverá ser inaugurado nos próximos 30 dias. Ele terá 10 leitos de UTI (podendo chegar a 20 leitos) e 60 leitos de enfermaria para atender, neste primeiro momento, pacientes com a COVID-19.
A unidade de Ivaiporã, explicou o secretário Beto Preto, também terá chamamento público para reforçar o atendimento a pacientes acometidos com a Covid-19. A expectativa é contratar cerca de 200 funcionários para atuar nas 10 UTIs e 60 leitos de enfermaria.
Hospital Regional de Telêmaco
A estrutura de Guarapuava e de Ivaiporã se soma ao Hospital Regional de Telêmaco Borba, que terá 10 leitos de UTI e que também será disponibilizado nos próximos 45 dias.