Higienize o seu celular e evite a propagação do coronavírus

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 24 abr 2020, às 00h00.

Você sabia que o seu celular também pode reter vírus e bactérias? É o que diz o médico infectologista Caio Rosenthal. “Usamos os aparelhos com frequência e depois que tocamos em objetos como corrimãos, maçanetas. O aparelho pode ser um meio eficiente de transmissão, principalmente se emprestado a outras pessoas”. Por conta disso, fazer a higienização correta do aparelho é mais uma medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Rosenthal aponta que ao “tossir, falar ou espirrar, o vírus se espalha por meio das gotículas, que permitem ao vírus ficar em superfícies como maçanetas, apoios de transporte público, botões de elevadores, teclas de computador, celulares, entre outros”. Por conta disso, higienizar o celular é fundamental na rotina do dia a dia.

Como higienizar o celular sem danificar o aparelho?

1 – Desligue o celular e tire seus acessórios, como fones de ouvido, carregadores e capas. Não limpe o aparelho enquanto ele estiver conectado na tomada.

2 – Escolha panos de microfibra que não deixam fiapos. Pano de limpeza para óculos também é uma boa opção.

3 –  Molhe o pano com álcool isopropílico 70% ou álcool etílico também 70%.

4 –  Passe o pano com a solução em toda a superfície externa do celular, evitando umedecer conectores e aberturas (como bateria e fone de ouvido).

5 – Lembre-se que a capa que protege o seu celular também precisa de cuidados. As de plástico, silicone ou materiais desse tipo podem ser lavadas com água e sabão.

A higienização pode ser realizada quantas vezes forem necessárias durante o dia, de acordo com utilização do celular. A indicação é que essa higienização seja feita no mínimo duas vezes ao dia.

Fora de casa ou em outras situações cotidianas, especialistas afirmam que também vale fazer a higienização com papel higiênico ou papel toalha com álcool gel. Borrifar ou molhar a superfície do seu celular com outros produtos não indicados pode causar danos pela umidade.

Outra dica importante após a higienização é não utilizar o aparelho no banheiro e nem no transporte público.