Governo do Paraná reforça importância de isolamento durante crise do coronavírus

Publicado em 27 mar 2020, às 00h00.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o secretário de saúde estadual, Beto Preto, enfatizaram a importância de isolamento e do distanciamento social, como medidas de combate à pandemia do novo coronavírus, durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (26). 

A ação que tem o objetivo de achatar a curva de contágio da doença, ou seja, não deixar que muitas pessoas sejam infectadas e precisem de atendimento hospitalar ao mesmo tempo é vista por ambos como uma forma assertiva de evitar o colapso do sistema de saúde

“O isolamento é importante para não deixar acontecer aqui no Paraná o pico de casos. Então, nosso isolamento domiciliar, nós vamos continuar mantendo essa proposta. […] A previsão é de 10 mil casos no Paraná, mas trabalhamos com a hipótese de haver uma explosão de casos, um número passa para 30 mil casos no Paraná. Desses casos, 15 a 20% de pacientes que devem ser internados e dentro desses pacientes, um terço deles pode ter a necessidades de leitos de UTIs”, declarou Beto Preto. 

Embora o Paraná possua atualmente 1.315 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, e tenha a capacidade para ampliação para até 2 mil leitos, a estrutura pode ficar sobrecarregada caso precise atender uma demanda excessivamente alta durante o pico da pandemia

Também na quinta-feira, o governador anunciou a contratação de 317 leitos UTIs de adultos e 731 leitos de enfermaria. As unidades estão distribuídas pelo estado e devem ser ativadas em 10 dias.

governo-parana-reforca-isolamento-isolamento-coronavirus

Mensagem enviada por celular pelo Governo do Paraná. (Foto: Reprodução)

Isolamento é ação baseada em estudos

O governador ressaltou que a escolha pelo isolamento é planejada e inspirada em dados de autoridades de saúde e em casos de países que estão enfrentando com sucesso a pandemia: 

“Eu não discuto ideologia, em especial nesse momento, nós discutimos metodologia. O que o mundo está fazendo que está dando certo? E o que o mundo está fazendo que não está dando certo? A nossa inspiração é na Coreia, em Singapura, na Alemanha, em países que têm conseguido enfrentar de uma maneira muito mais estruturada essa pandemia. O Paraná vem até então conseguindo, de forma organizada e planejada, fazer esse combate e esse enfrentamento”, disse o administrador estadual.

Ratinho Jr. também fez questão de externar sua preocupação com a economia e explicou que embora alguns setores econômicos da sociedade, onde existe grande volume de aglomeração de pessoas, estejam suspensos, a indústria e a cadeia logística permanecem trabalhando para garantir o abastecimento da população do Paraná, do Brasil e do mundo. 

“Eu tenho que apoiar nesse momento as autoridades de saúde. É o nosso compromisso e são elas que têm esse conhecimento profundo. Claro que paralelamente a isso, nós temos que nos preocupar também com a geração de emprego e também com a economia. Então, nós estamos discutindo e lançando pacotes para amenizar esse impacto econômico que infelizmente vai acabar acontecendo”, pontuou o governador.