Foz do Iguaçu chega a 99,6% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19

Publicado em 30 ago 2021, às 15h05.

A cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, alcançou neste fim de semana os 99,6% da população adulta, acima de 18 anos, vacinada com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19. Além disso, o município já tem 40,5% dos imunizados com a segunda dose.

De acordo com a Secretaria de Estadual da Saúde (Sesa), a cidade é a sétima do Paraná que mais aplicou vacinas na população em quantidade absoluta, com 270.735 doses. Com a chegada de novas doses, esse panorama deve melhorar e o município deve passar dos 100% das pessoas acima de 18 anos imunizados, uma vez que os dados populacionais estão desatualizados.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, 9.347 doses a mais que o previsto já foram aplicadas, e a estimativa é de que mais 10.021 moradores precisam receber a primeira dose. Os dados usados para basear os cálculos da vacinação são feitos pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), já que o último sendo do IBGE é de 2010.

A secretária de saúde Rosa Maria Jerônymo afirma que se os dados estivessem atualizados, 100% da população adulta já estaria imunizada com a primeira dose.

“O município recebe doses conforme os dados do IBGE e, mesmo nos baseando pelo Ipardes, nós aplicamos muito além do previsto. Por isso reforçamos o diálogo com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para o envio de lotes extras.”

Rosa Maria Jerônymo – Secretária de saúde de Foz do Iguaçu

Turismo

Com o avanço da vacinação em Foz do Iguaçu, muitos turistas voltaram a frequentar a cidade, conhecida pelos atrativos e destinos turísticos.

O Aeroporto Internacional do município registrou, entre janeiro e junho deste ano, 345 mil embarques e desembarques, um aumento de 42% em relação aos últimos seis meses do ano passado. E na rodoviária, o fluxo de pessoas também foi grande, passaram mais de 50 mil pessoas, somente em julho.

Apesar da melhora já evidente, existe a expectativa de que o turismo na região aumente ainda mais a partir do mês de outubro, quando está prevista a reabertura da fronteira entre Brasil e Argentina. Autoridades dos dois países já discutem como será feito o controle de acesso de pessoas.

O período de maior alta nesta retomada do turismo ocorreu no mês de julho. Somente o Parque Nacional do Iguaçu recebeu quase 57 mil visitantes, um aumento de 51% em relação ao mês anterior.

https://ric.com.br/noticias/coronavirus/