Foto de dentro do Hospital de Clínicas aumenta rumor sobre greve em Curitiba
Fotos que teriam saído de dentro do Hospital de Clínicas de Curitiba, da Universidade federal do Paraná (HC/UFPR), fazem aumentar os rumores de uma possível greve na instituição. Elas circulam por grupos de aplicativos de mensagens nesta terça-feira (23).
Uma das imagens mostra um cartaz com os dizeres “Os heróis da covid viraram escravos da Ebserh”, em referência à empresa Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Governo Federal (Ebserh), que gerencia 41 estabelecimentos universitários de saúde. Também há adesivos com a palavra greve escrita.
Os trabalhadores dos hospitais universitários reivindicam reajuste salarial de 11,14%, entre outras demandas da categoria. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), que fez o anúncio durante uma live na noite da última quinta-feira (18), alega insatisfação com a proposta de reajuste de 2,5% da Ebserh. Além disso, reclamam que não houve consenso sobre a redução do auxílio transporte de 6% para 0,5%.
Os representantes dos trabalhadores afirmam que a proposta da Ebserh foi “prontamente rejeitada pelas entidades”. Além disso, que “será levada para deliberação dos trabalhadores nas assembleias”, diz Castagna.
“A proposta da Ebserh ignora os ataques que a categoria sofreu nos últimos anos. Por isso, os trabalhadores precisam dar uma resposta à altura. Precisamos intensificar a mobilização. Não haverá avanço se os profissionais não aderirem à greve”, afirmou o presidente da CNTS na live.
Reivindicações dos trabalhadores do Hospital de Clínicas
Assembleias deliberativas previstas para esta semana, ainda sem as datas confirmadas, servirão para avaliar o indicativo de greve nas entidades hospitalares, conforme a CNTS. Também estão na pauta, segundo a Confederação, paralisações nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.
Além disso, a categoria pede ampliação ilimitada de troca de plantões, maior flexibilização dos intervalos intrajornadas de 11 horas e redução de carga horária para pais com dependentes PCD sem perda de remuneração.
A reportagem do portal RIC.com.br entrou em contato com o Hospital de Clínicas nesta terça. Por meio da assessoria de imprensa, o HC não comentou sobre a foto e nem sobre uma possível greve, apenas informou que “o atendimento aos pacientes do CHC-UFPR está normal”.
O portal RIC.com.br também procurou a Ebserh nesta segunda (22) e terça-feira (23), mas ainda não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação de todas as entidades envolvidas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.