"Fora da casinha": secretário da saúde fala sobre carta que denuncia situação de UPA
O secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, afirmou em coletiva de imprensa realizada durante a manhã desta quarta-feira (02), que não recebeu a carta que teria sido escrita por funcionários da Upa Veneza, recebida pelo Ministério Público do Paraná, que denuncia más condições de trabalho e atendimento na unidade, que é exclusiva para receber pacientes com sintomas da covid-19.
O secretário de saúde disse que não recebeu a carta, apesar dela ter sido endereçada ao CRM, ao Ministério Público e também à Prefeitura. Ainda, Bailak diz que só ficou sabendo da existência e conteúdo do documento quando foi questionado pelo Ministério Público sobre providências.
O MP teria recebido o documento na segunda-feira (31). Após questionada, a prefeitura de Cascavel já entregou uma resposta com dados técnicos, inclusive disponibilizando informações sobre atendimento, já na terça-feira (1º) e esclareceu a situação nesta quarta-feira (2) publicamente.
O documento de várias páginas que teria sido escrito em comum acordo por servidores da UPA Veneza, entre eles médicos, trabalhadores da enfermagem sendo técnicos e enfermeiros, não contém assinaturas e Bilak questiona a veracidade das informações prestadas.
“São coisas assim, que me chama a atenção se não partiu de um leigo, porque médico falar isso não dá para entender, ou ele tá fora da casinha, quem fez eventualmente, não assinou, né, eu não sei.”
Miroslau Bailak durante coletiva
Constam diversos questionamentos, dentre eles sobre falta de insumos e medicamentos para atendimento aos pacientes e sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde.
Todos os pontos citados na carta foram justificados pela secretaria de saúde e na maior parte foram negados.
Mudanças na estrutura do UPA Veneza
Segundo a Secretaria de Saúde, um empresário da cidade que está internado com Covid-19 se sensibilizou com a atual situação da saúde na cidade e doou equipamentos para reforçar o atendimento.
Foi construída uma estrutura com tenda e paredes móveis em um espaço externo, na frente da UPA Veneza.
Caso o número de casos continue aumentando, o espaço onde é feito o atendimento da recepção será transformado em uma ala de enfermaria, e no espaço construído na parte externa será feita a recepção dos pacientes.
Novos Profissionais
Para ampliar o atendimento, está sendo realizada a contratação de 28 novos médicos e teste seletivo para enfermeiros e técnicos de enfermagem.