Fim da quarentena: até quando é preciso ficar em casa?

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 30 mar 2020, às 00h00.

Afinal, já temos uma data para o fim da quarentena no Paraná? Este período de reclusão acaba influenciando no trabalho, na vida social e claro, diretamente na economia municipal, estadual e nacional.

Quando é o fim da quarentena?

Ainda não entre as autoridades e órgãos competentes, uma data oficial prevista para o fim da quarentena.

Na internet é possível encontrar suposições sobre o fim do isolamento nas mais diferentes datas, que variam de abril até setembro, mas é importante estar atento as possíveis fake news sobre o fim da quarentena. Não é possível contar com essas informações já que não há nada oficializado.

Além do ciclo de contaminação do vírus, existem diversos fatores que podem levar ao fim da quarentena, como a economia ou mesmo algum método eficaz contra a doença.

Até o momento, no Paraná, o decreto oficial (4.317/2020) assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior no dia 21/03/2020 mantém apenas serviços essenciais em funcionamento. São considerados essenciais os serviços que não podem ser dispensados ou que atendem necessidades inadiáveis da população, além de que se fechados colocam em perigo a sobrevivência, saúde ou segurança da população.

O que fazer até lá?

Existem algumas medidas que podem te ajudar a passar por essa etapa mais facilmente. Confira.

Manter a calma e controlar a ansiedade

Se desesperar e pensar no pior não é o ideal. Sabemos que muitos países passaram por situações ainda mais complicadas por causa do novo coronavírus, como os mais de 81.000 casos da doença na China segundo a Universidade John Hopkins, mas isso não significa que por aqui as coisas serão iguais. Procure controlar a ansiedade realizando tarefas que você gosta ou procurando por psicólogos que estão oferencendo atendimento online e gratuito durante a pandemia.

Buscar fontes de renda alternativas

Com a crise econômica ocasionada pelo coronavírus, o número de desempregados subiu para 11,6% em fevereiro de 2020 segundo o IBGE. Se você está nessa situação ou teve algum tipo de redução na renda, pode ser interessante procurar por fontes alternativas. Durante a quarentena os trabalhos pela internet ganharam ainda mais força, e você pode encontrar algumas maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa. É possível trabalhar na venda ou divulgação de serviços na internet ou mesmo procurar atividades freelancers que podem ser feitas sem sair de casa.

Aproveitar o tempo para outras atividades

Sabe aquele projeto que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo? Aquele curso online que pode te ajudar mas você sempre está muito cansado para fazer? Este é o momento de colocar todas estas atividades em prática. Aproveite também para organizar algumas áreas da sua vida ou colocar a casa em ordem. Assim você sai da quarentena preparado para voltar à rotina.