Estudo mostra que atividade física reduz sintomas de depressão em mulheres

por Redação RIC.com.br
com informações do O Perobal
Publicado em 26 maio 2022, às 12h14.

Um estudo brasileiro publicado no periódico “Aging and Mental Health“, do Reino Unido, apresentou resultados positivos do exercício físico em mulheres com sintomas de depressão e ansiedade. O primeiro autor é Paolo Marcello Cunha Fabro, Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, no norte do Paraná.

O estudo analisou o efeito do treinamento de resistência em 41 participantes com 60 anos ou mais. Todas possuíam sintomas das doenças, mas sem diagnóstico. Foram observados fatores idade, alterações cognitivas e força muscular.

As participantes foram separadas em dois grupos para testes. O primeiro foi submetido a um programa progressivo e supervisionado de treinamento durante 12 semanas. Eram oito exercícios feitos em três séries, três dias por semana. O outro grupo não recebeu intervenção durante o mesmo período.

“As mulheres que apresentam sintomas leves de depressão e ansiedade conseguiram reduzi-los ainda mais”,

explica Paolo Fabro.

O estudo, que pode ser lido clicando aqui, analisa o impacto do treinamento de força muscular sobre a saúde de mulheres na pós-menopausa. Os coautores são da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de São Paulo (USP) e instituições da China e Reino Unido.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.