Vereadores de Curitiba transformam educação em serviço essencial

Publicado em 16 fev 2021, às 14h00. Atualizado às 14h03.

Na manhã desta terça-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba aprovaram o projeto que torna a educação como serviço essencial, válido apenas durante a pandemia do coronavírus. O projeto vale tanto para escolas da rede pública quanto para a rede privada do município.

A aprovação foi em segundo turno, com 22 votos favoráveis, 11 contrários e 1 abstenção. O projeto passa agora pela redação final e depois para vai para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM).

A prefeitura vai precisar identificar professores, funcionários e alunos do grupo de risco que serão dispensados das atividades presenciais até que sejam vacinados.

Volta às aulas: Curitiba define protocolos

As normas para estudantes e profissionais da educação adotarem no retorno às aulas presenciais na rede municipal de Curitiba estão previstas em protocolo elaborado a partir por um comitê da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os principais cuidados estão distanciamento socialuso de máscaras por crianças e profissionaisaferição de temperatura na entrada e limpeza dos pés em tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, além de horários escalonados para intervalo.