Doença mpox avança e OMS declara emergência de saúde internacional
Mpox uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele
A doença mpox, conhecida como varíola dos macacos, foi declarada como emergência de saúde pública de importância internacional nesta quarta-feira (14). O anúncio foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a contaminação tem sido registrada na República Democrática do Congo e em outros países da África.
Em coletiva de imprensa nesta quarta, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse ter recebido do Comitê de Emergência a recomendação para acionar o alerta máximo da entidade sobre um surto.
“A detecção e a rápida propagação de uma nova variante de mpox no leste da República Democrática do Congo, a sua detecção em países vizinhos que não tinham reportado a mpox anteriormente e o potencial para uma maior propagação dentro de África e fora dela são muito preocupantes”, disse Tedros.
Leia mais:
- Paraná está em alerta de geadas com mínimas de 3ºC e risco para plantações
- Imagens mostram urnas das vítimas da queda avião sendo levadas para avião da FAB
- Dino diz que Alexandre de Moraes pediu relatórios ao TSE legalmente
A OMS estima precisar de US$ 15 milhões para desenhar a resposta imediata à nova emergência, dos quais US$ 1,5 milhão já foram mobilizados por meio de um fundo de contingência. “Planejamos lançar mais nos próximos dias. Também apelamos aos doadores para financiarem o resto do plano de resposta”, exortou Tedros.
Sintomas da doença mpox
A mpox uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.
A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui