Diretor-geral da OMS diz que mundo está "cada vez mais cego" sobre transmissão da Covid-19
GENEBRA/LONDRES (Reuters) – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo nesta terça-feira (26) para que os países mantenham a vigilância sobre infecções pelo coronavírus, dizendo que o mundo está “cego” para como o vírus está se espalhando, por conta da queda nos números de testagens.
“Enquanto muitos países diminuem a testagem, a OMS vem recebendo cada vez menos informações sobre transmissões e sequenciamento. Isso nos torna cada vez mais cegos aos padrões de transmissão e evolução”,
disse o diretor-geral Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva na sede da agência integrante da ONU em Genebra.
Bill Rodriguez, diretor-executivo do Find, um grupo global de auxílio que trabalha com a OMS na expansão do acesso a testes, disse que “as taxas de testagem despencaram, de 70% para 90%“.
“Temos uma habilidade sem precedentes de saber o que está acontecendo. E hoje, já que a testagem é a primeira vítima da decisão global de baixar a guarda, estamos nos tornando cegos para o que está acontecendo com o vírus”, disse.
(Reportagem de Emma Farge e Jennifer Rigby)