Dia Nacional de Combate à Hipertensão: saiba como prevenir
O Dia Nacional de Combate à Hipertensão é em 26 de abril. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro brasileiros têm a doença.
O aumento de diagnósticos aponta para um aumento da conscientização sobre a doença, afirma o cardiologista da Unimed Curitiba Flavio Studert. “As pessoas passaram a prestar mais atenção em campanhas de saúde e os médicos de outras áreas também estão atentos”, relata.
- Leia também: Pedra na vesícula: veja sintomas e tratamento
Algumas das causas da alta taxa de hipertensão são o estresse, o sobrepeso, a obesidade e o consumo de alimentos ricos em sal. Além disso, fatores genéticos também podem influenciar.
Se não tratada, a hipertensão pode causar AVCs, ataques e insuficiência cardíacos, danos renais, cegueira, surdez e outros problemas de saúde. De acordo com a OMS, mais de 10 milhões de pessoas morrem ao ano por conta da hipertensão.
Como combater a hipertensão
Para evitar tais complicações, o cardiologista orienta que as pessoas afiram a pressão periodicamente, mesmo com monitores caseiros. “Esses [monitores] digitais e de pulso não têm que ser necessariamente precisos, mas eles têm que te encaixar dentro dos critérios de hipertensão”, afirma. “Me interessa saber se o paciente está dentro da normalidade”. A hipertensão arterial é diagnosticada quando medida acima de 14×9, ou 140×90.
Além disso, Studert fala sobre a necessidade de adotar hábitos saudáveis para evitar a doença. Cuidar com o sobrepeso, não abusar do sal, praticar atividade física regularmente, dormir bem e evitar cigarro e álcool são algumas atitudes que evitam a hipertensão.
Por fim, é importante ressaltar que fatores genéticos influenciam muito nestes casos. No Brasil, as mulheres costumam ser mais afetadas pela doença. “Há uma prevalência a mais, principalmente entre as mulheres negras, assim como em pessoas com diabetes”, afirma o cardiologista.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.