Dia D da vacinação: confira como será a imunização em algumas cidade do PR

por Mônica Ferreira
com supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 8 jun 2022, às 21h33. Atualizado em: 9 jun 2022 às 14h43.

O Ministério da Saúde anunciou, na semana passada, que o dia D da vacinação será no próximo sábado (11). Diante disto, os municípios estão organizando suas logísticas para vacinar a população.

A data não é uma campanha de oferta de uma única vacina, como gripe ou Covid-19. Mas sim uma ação para que a população possa colocar em dia a sua carteira de vacinação, com os imunizantes do calendário geral (hepatite, pentavalente, rotavírus, BCG, varicela, meningocócica, etc.), mas também as vacinas da gripe e Covid-19.

Os imunizantes que serão ofertados dependem de cada município. Confira como será o Dia D em Curitiba, Londrina e Cascavel.

Confira a vacinação em Curitiba

Neste sábado (11), dez unidades de saúde vão abrir para o Dia D de vacinação, para todos os públicos, das 9h às 17h.

Estarão disponíveis todas as vacinas oferecidas na rede municipal, como as do calendário geral (BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/ VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, coqueluche e rubéola), tetraviral (sarampo, coqueluche, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana); além do imunizante contra a gripe para toda a população acima de 6 meses; e o contra a covid-19 para todos anteriormente convocados e que ainda não compareceram.

No aplicativo Saúde Já é possível ver quais vacinas estão em atraso na sua carteira de vacina ou na do seu filho. Basta entrar em “Carteira de Vacinação” e depois da aba “Pendentes”.

Pontos de vacinação

Distrito Sanitário Bairro Novo
US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Distrito Sanitário Boa Vista
US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chochorro, 314 – Bairro Alto

Distrito Sanitário Cajuru
US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 –  Cajuru

Distrito Sanitário CIC
US Cândido Portinari
Rua Durval Leopolpo Landal, 1529 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Portão
US Santa Quitéria II 
Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria

Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara

Confira a vacinação em Cascavel

Em Cascavel, neste sábado (11), o dia D vacinação será contra a Gripe, Sarampo e Covid-19. A mobilização é realizada pela Secretária de Saúde para aumentar a cobertura vacinal na região. A ação acontecerá em oito Unidades Básicas de Saúde (Ubs) das 8h às 17h:

Pontos de vacinação

  • Interlagos;
  • São Cristóvão;
  • Aclimação;
  • Santa Cruz;
  • Nova Cidade,
  • Floresta;
  • Neva;
  • Cancelli.

Gripe:

Conforme a Prefeitura de Cascavel, a Campanha de Vacinação contra a Gripe no município será liberada para todos os públicos a partir dos 6 meses de idade no dia D, e assim permanecerá posteriormente durante a semana.

Os registros mostram que menos da metade do público-alvo foi imunizada. Conforme os últimos dados do PMI (Programa Municipal de Imunização), apenas 42% dos cascavelenses estão com a vacina em dia. A meta do município é imunizar mais de 127 mil pessoas. O Município ainda tem cerca de 60 mil doses disponíveis.

Sarampo:

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de seis meses até menores de 5 anos, também está com a cobertura vacinal baixa, com apenas 24% dos pequenos imunizados até agora. No sábado, será o Dia D da campanha, portanto, a Saúde pede que os pais levem os pequenos e aproveitam a oportunidade.

Covid-19:

O Dia D, no sábado, também terá à disposição da população as doses de Covid-19. Será respeitado o período de quatro meses para as doses de reforço. Dessa forma, quem tem doses em atraso pode aproveitar a chance.

Vale lembrar que a vacinação é gratuita. O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde.

Confira a vacinação em Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), liberou na terça-feira (7) a aplicação das doses na população geral acima de seis meses de idade –  com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal do município contra a influenza.

Conforme a Prefeitura de Londrina, a campanha é voltada a proteger a população contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são das linhagens H1N1, H3N2 Darwin e B/Victoria.

Neste sábado (11), sete Unidades Básicas de Saúde (Ubs) participarão de uma ação especial de vacinação das 13h30 às 18h30. (confira lista abaixo). É preciso fazer o agendamento antes de comparecer no local através do site: (clique aqui para marcar o horário e o local). Para esta ação, estão disponíveis 7 mil vagas.

Pontos de vacinação

  • Panissa;
  • Alvorada;
  • Vila Casoni
  • Padovani;
  • João Paz;
  • Itapoã;
  • Armindo Guazzi.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, com a liberação das doses para a população geral, a pasta pretende melhorar a cobertura vacinal de Londrina, que até o momento atingiu somente 54,8% dos indivíduos que estão nos grupos definidos como prioritários.

Confira a vacinação em Maringá

A partir deste sábado (11) a Prefeitura de Maringá ampliará a vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima dos 6 meses. Na mesma data também acontecerá na região o Dia D de vacinação, das 8 às 17h, para atualizar as doses contra gripe, sarampo e covid-19 e vacinação de rotina. É necessário apresentar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Gripe

A vacina contra a gripe será aplicada para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade.

Sarampo

Crianças de 6 meses e 5 anos incompletos devem ser vacinadas mesmo que estejam em dia. Para pessoas de 5 anos a 59 anos, a vacina será aplicada conforme o calendário de idades: até 29 anos: 2 doses; de 30 a 59 anos: 1 dose e trabalhadores de saúde, independente da idade: 2 doses

Covid-19

1ª e 2ª doses a partir de 5 anos; 3ª dose para 12 anos ou mais; 4ª dose: pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, e imunossuprimidos.

Rotina

Atualização das vacinas de rotina para todas as idades, exceto vacina BCG que será somente por agendamento na Policlínica Zona Sul durante a semana, através dos números: 3293-8300 ou 3293-8301

Pontos de vacinação

  • UBS Floriano (UBS com vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos);
  • UBS Iguatemi (UBS com vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos);
  • UBS Olímpico (UBS com vacina Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos);
  • UBS Cidade Alta;
  • UBS Grevíleas;
  • UBS Industrial;
  • UBS Maringá Velho;
  • UBS Ney Braga;
  • UBS Parigot de Souza;
  • UBS Piatã;
  • UBS Zona 7;
  • UBS Zona Sul
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.