Dia D: Cascavel e Foz vacinam contra a gripe e sarampo neste sábado (30)

por Isadora Deip
com informações das prefeituras de Cascavel e Foz do Iguaçu e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 29 abr 2022, às 21h27.

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo acontece neste sábado (30), em todo o país. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, as 43 unidades de saúde da região urbana e do interior da cidade estarão abertas das 8h às 17h.

A campanha de vacinação no município acontece em duas etapas. Os primeiros que estão recebendo a imunização são idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde.

Já a segunda etapa ocorrerá entre 2 de maio e 3 de junho, destinada à crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos de idade. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

No sábado, Dia D, o Programa Municipal de Imunização (PMI) irá antecipar a vacina para o público da segunda etapa. O público da primeira etapa que ainda não tomou a vacina continuará sendo imunizado a partir de segunda-feira (2).

No site do Governo Municipal de Cascavel, é possível ver um mapa com as localizações e telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade.

Dia D em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, também no Oeste do estado, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo nas 29 unidades básicas de Saúde (UBS).

Em 25 UBS, a ação acontece das 8h às 17h. Quatro unidades trabalham com horários diferentes, sendo elas a Vila Adriana, Ouro Verde, Parque Presidente e Jardim Jupira. Nestes locais, o atendimento será das 8h às 14h.

Não é necessário fazer agendamento, basta procurar uma UBS portando documento de identificação, comprovante de residência e, se possível, a carteirinha de vacinação. Crianças e adultos que estão com alguma dose atrasada podem atualizar o esquema vacinal dos imunizantes ofertados neste dia.

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação, prevista para começar no dia 3 de maio, também está sendo antecipada por Foz. A campanha será estendida para 15 grupos. Segundo o município, o objetivo da mobilização é ampliar o campo imunológico e previnir o agravamento de doenças respiratórias comuns durante o inverno.

Veja quem pode tomar as vacinas disponíveis e os novos grupos inseridos na campanha de vacinação em Foz, a partir deste sábado:

Influenza

Crianças com idade de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puerperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Sarampo

Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde. 

Covid-19

  • 1ª dose e 2ª dose para crianças de 5 a 11 anos e para adolescentes de 12 a 17 anos. Adolescentes imunossuprimidos poderão receber a 1.ª dose de reforço (3.ª dose).
  • 1.ª, 2.ª e 3.ª doses para pessoas de 18 a 59 anos. A quarta dose ainda não está liberada para quem tem menos de 60 anos.
  • Imunossuprimidos com 18 anos podem receber 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª doses, respeitando o intervalo de 28 días para a 3.ª e quatro meses entre os dois reforços. 
  • Pessoas a partir de 60 anos podem receber 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª doses desde que tenham completado quatro meses de intervalo entre as doses.

Pode receber as vacinas

Os imunizantes contra a gripe e a Covid-19 podem ser tomados no mesmo dia por qualquer pessoa a partir dos 12 anos.  Também não há nenhuma restrição para a aplicação das vacinas contra a influenza e sarampo em crianças. 

Não pode receber nenhuma vacina

Quem contraiu Covid-19 recentemente deve esperar 30 dias, a contar do início dos sintomas, para tomar qualquer um dos imunizantes. Pessoas gripadas ou resfriadas precisam aguardar até o completo desaparecimento dos sintomas para receber as vacinas.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.