Dedos de Covid: erupções cutâneas podem representar possível sintoma do coronavírus
Um artigo publicado na revista científica British Journal of Dermatology, na última semana, sugere um possível novo sintoma do coronavírus, os ‘Dedos de Covid’. De acordo com médicos espanhóis, foram identificadas diversas erupções cutâneas em pacientes da covid-19. Os sinais eram percebidos geralmente em pessoas mais jovens e duravam vários dias.
Apesar da ocorrência, os Dedos de Covid não estão entre os principais sintomas do coronavírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os possíveis sintomas da covid-19 são febre, tosse seca, cansaço e dificuldade para respirar.
Dedos de Covid
De acordo com especialistas, erupções cutâneas são comuns em pacientes portadores de vírus. Entretanto, a identificação de variadas marcas em pacientes do coronavírus chamou a atenção de médicos espanhóis.
No estudo publicado na revista britânica, as principais erupções cutâneas causadas em portadores do coronavírus são: lesões semelhantes a frieiras, ao redor dos dedos das mãos e dos pés, que podem causar coceira ou dor; pequenas bolhas, que causam coceira, na região do tronco e dos membros; áreas de pele brancas ou rosadas; maculopápulas, que seriam pequenas protuberâncias vermelhas achatadas e elevadas; e livedo, que causa na pele um padrão semelhante ao de redes na cor vermelha ou azul.
Entretanto, o estudo liderado por Ignacio Garcia Soval, aponta que estes sintomas são verificados somente após alguns dias que os pacientes iniciaram tratamento. Como são semelhantes a sintomas de outras doenças, somente profissionais da saúde conseguem associar de maneira coercitiva a erupção aos Dedos de Covid.