Curitiba vai vacinar aos sábados e domingos. Veja o cronograma e como evitar aglomerações
A vacinação contra a Covid-19 em Curitiba vai ser ampliada para os sábados e domingos, a começar neste próximo fim de semana (27 e 28 de março). Os públicos alvos serão os idosos de 69 a 71 anos. Veja abaixo informações para chegar ao local mais próximo da sua casa e evitar aglomerações, como ocorreu em alguns pontos da capital nesta semana. A secretaria de Saúde informou que vai abrir mais dois pontos fixos de vacinação nas unidades de saúde Visitação, na Regional Boqueirão, e Unidade Uberaba, na Regional Cajuru.
Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26) – realizada para anunciar a prorrogação do lockdown em Curitiba – a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, falou sobre as grandes filas de vacinação em alguns pontos da cidade, enquanto outros estavam vazios.
“Não entendemos porque algumas pessoas tem preferência pelo Parque Barigui (local onde ocorreram filas enormes na quinta-feira). Nós fizemos um esforço para atendimento a idosos, fizemos o drive thru. Mas como as idades estão reduzindo na vacinação, pedimos que a partir de segunda-feira as pessoas abaixo dos 70 anos passem a procurar as unidades de saúde mais próximas da sua casa, disponíveis para vacinação. Enquanto o Barigui teve filas enormes no pavilhão, estas unidades estavam vazias, com fluxo muito rápido. A pessoa chegava e já era atendida. Eu estava ontem no drive thru do Boa Vista e tinha gente do Boqueirão na fila. A pessoa poderia ter ido mais perto de casa”, explicou a secretária.
Huçulak ainda explicou que, no caso do Barigui, por exemplo, o que gera mais fila é a “resistência” das pessoas em baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro por lá. “A vacinação é rápida, em 3, 4 minutos a pessoa é vacinada e vai embora. O que mais demora é o cadastro. Então pedimos que as pessoas baixem o aplicativo e já cheguem com o pré-cadastro feito pra agilizar. Tanto que hoje não teve fila no Barigui. Não porque aumentamos a quantidade de pessoas na vacinação. Mas porque reforçamos as equipes no cadastro, pra agilizar. O gargalo no Barigui não foi vacinação, foi cadastro, de gente que teve que preencher tudo ali na hora”, disse ela.
Para não haver aglomeração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que os nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho procurem os pontos de vacinação pela manhã. Já os nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro devem ir aos postos de vacinação no período da tarde.
14 mil doses em um dia
Curitiba registrou um recorde de vacinação num único dia: foram 14 mil doses nesta quinta-feira (25). E nesta sexta-feira (26), chegaram do Ministério da Saúde (MS) mais 29.710 mil doses da Coronavac para Curitiba, o que vai permitir que a capital vacine, neste sábado (27), os idosos com 71 anos, os idosos com 70 anos no domingo e os de 69 anos na segunda-feira.
O idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba, para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já.
Conforme a secretária, só o público de 70 e 69 anos somam 24 mil pessoas na capital. Desta forma, sobram 5 mil doses do que foi recebido do MS nesta última remessa. Huçulak disse que vão pensar o que farão com estas doses, se complementam algum público prioritário ou se vão esperar a chegada de mais doses para continuar vacinando os idosos de 68 anos ou menos.
Cronograma
• 71 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sábado, 27 de março, pela manhã
• 71 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: sábado, 27 de março, pela tarde
• 70 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: domingo, 28 de março, pela manhã
• 70 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: domingo, 28 de março, pela tarde
• 69 anos completos, nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 29 de março, pela manhã
• 69 anos completos, nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 29 de março, pela tarde
Pontos de vacinação para idosos
Locais fixos
De segunda-feira a sábado, das 8h às 13h (período da manhã) e 13h às 18h (período da tarde). E domingo das 8h às 12h30 (período da manhã) e 12h30 às 17h
- 1 – Pavilhão da Cura
Parque Barigui - 2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado - 3 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 724 – Abranches - 4 – US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão - 5 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru - 6 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho - 7 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo - 8 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade - 9 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, CIC - 10 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, Tatuquara - 11 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha - 12 – Unida de Saúde Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão - 13 – Unidade de Saúde Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba
Drive-thru
De segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h30 (período da manhã) e 12h30 às 16h30 (período da tarde). E domingo das 8h30 às 12h30 (período da manhã) e 12h30 às 16h
- 1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)
- 2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)
- 3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)